Você sabe o que é a garantia bid bond e como ela funciona? Você sabe o que é a garantia bid bond e como ela funciona?
vocesabeoqueeagarantiabidbondecomoelafunciona

Você sabe o que é a garantia bid bond e como ela funciona?

O seguro garantia virou uma estratégia cada vez mais popular entre as empresas das mais diversas áreas. A agilidade e eficiência de sua contratação é um dos principais pontos observados pelas organizações que contratam esse tipo de serviço. Nas concorrências públicas, uma nova modalidade de seguro tem chamado a atenção: a garantia bid bond.

Diante disso, mostraremos neste post tudo que você precisa saber sobre o seguro garantia do concorrente ou de licitações, também conhecido por bid bond. Confira o nosso conteúdo a seguir!

O que é a garantia bid bond?

O seguro garantia surgiu com o objetivo de atender a imposição de companhias públicas e privadas que queiram resguardar os seus negócios.

No que se refere às licitações por concorrência, é usual a apresentação de algum tipo de garantia para a assinatura do contrato.

É nesse contexto que surge a garantia bid bond, pois o serviço é aplicado com mais inteligência, custos reduzidos, além da precaução de que o concorrente irá executar o contrato.

Essa garantia funciona no contexto da empresa que vai participar de uma licitação pública, sendo um documento que autoriza a organização a participar das tomadas de preços, leilões, cartas convites e concorrências públicas, por exemplo.

Como funciona garantia bid bond?

O seguro garantia é de responsabilidade da empresa que deseja participar da licitação oferecida pela administração pública. Dessa forma, a garantia é exigida nas licitações públicas, no percentual de 1% do valor observado no contrato.

A seguradora, então, faz a emissão de uma apólice para o segurado em nome da empresa (tomador).

O seguro garantia bid bond pode ser pactuado por qualquer companhia pública ou privada que esteja em processo de licitação para a execução de qualquer serviço. Essa modalidade serve para garantir que a empresa vencedora da licitação vai assinar o contrato, mantendo o preço e as condições propostas.

Por que ela é importante?

De acordo com o projeto de Lei nº 6.814/2017, será obrigatório a utilização do seguro garantia bid bond para licitações de contratos com valores superiores a R$ 100 milhões. Até a devida aprovação desse projeto no Congresso Nacional, não será necessário o uso desse tipo de seguro. De qualquer forma, estará disposto no edital da licitação a sua aplicação.

As vantagens desse seguro são diversas, principalmente para a instituição tomadora. Caso a empresa vença a licitação , o seguro poderá certificar de que o participante ira assinar o contrato.

Dessa forma, em ocasiões em que os contratos envolvidos são muitos volumosos e complexos, é altamente recomendável fazer um seguro garantia para licitações. Ele assegura caso algum imprevisto atrase ou até mesmo impeça a execução plena do negócio firmado juntamente com o poder público.

Portanto, o seguro garantia bid bond se mostra como uma importante opção para as empresas que estejam participando de licitações, atestando eficiência, redução de gastos e segurança para o negócio.

Se você curtiu o nosso conteúdo sobre garantia bid bond, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais informações relevantes como estas diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

Você pode simular o valor da contratação do garantia bid bod na calculadora abaixo. Confira, é grátis.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.