Smart Contracts: veja as vantagens e como pode ser aplicado Smart Contracts: veja as vantagens e como pode ser aplicado
smartcontractsvejaasvantagensecomopodeseraplicado

Smart Contracts: veja as vantagens e como pode ser aplicado

Os produtos e serviços tradicionais estão sofrendo fortes mudanças decorrentes da transformação digital, criando instrumentos inteligentes para as empresas. A “Internet das Coisas”, os smartphones e smartwatches são exemplos disso. Mas a inovação que vem chamando a atenção de todos são os Smart Contracts.

Os Smart Contracts possibilitam que determinadas atividades sejam executadas de forma mais célere, produtiva e com amplo mecanismo de controle. Pensando nisso, mostraremos nesse post o que são os Smart Contracts e quais vantagens eles oferecem, além de destacar como isso pode ser aplicado nas empresas. Confira o nosso conteúdo a seguir e boa leitura!

O que são Smart Contracts e como funcionam?

Os Smart Contracts surgiram da ideia de unir os termos “contrato” e “controle”. Os contratos sempre foram desenvolvidos com a organização dos direitos e obrigações das partes e, posteriormente, a averiguação da execução do documento, de forma separada.

Com o advento das novas tecnologias, foi possível conciliar esses dois termos, criando uma solução mais inteligente para os contratos. Um Smart Contract , ou “contrato inteligente” é um contrato pactuado entre duas partes, com a particularidade de que ele não poder ser deletado ou alterado.

Ou seja, é um contrato digital que é executado de forma automática, com o auxílio da tecnologia Blockchain. É a oportunidade de usar as vantagens da segurança e eficácia digital do Blockchain para desenvolver sistemas que atualmente trabalham utilizando outras inovações.

O Blockchain é a tecnologia que realiza o registro das transações do Bitcoin, a moeda digital mais famosa da atualidade. Portanto, os Smart Contracts expandiram as aplicações do Blockchain além do estrito uso da moeda.

Quais são as vantagens oferecidas pelos Smart Contracts?

São diversas vantagens da tecnologia Smart Contract no mundo dos negócios e dos interessados em novas ferramentas inovadoras, como por exemplo:

Segurança

A segurança é um dos principais benefícios oferecidos pelos Smart Contracts. Os documentos envolvidos recebem uma forte ferramenta antifraude, principalmente com o uso de criptografia. Dessa forma, as informações do contrato desenvolvido com o Smart Contract só podem ser visualizados pelos indivíduos que tenham a chave de acesso.

Assim sendo, a tecnologia é capaz de garantir a origem e o destino do pacto, além de identificar com clareza por que e quando o negócio foi modificado. Com isso, a plenitude do documento é preservada, o que, portanto, fortalece a integridade do contrato.

Controle

Uma das principais características dos Smart Contracts é a sua autoexecutoriedade, o que permite um alto nível de controle. Um exemplo dessa vantagem se estabelece no mercado da locação de automóveis, já que o locador pode coletar as informações do próprio documento para compreender o consumo de combustível, eventuais despesas e o lucro envolvido no negócio.

Rapidez

A rapidez dos Smart Contracts se estabelecem por vários fatores, como regras financeiras e tributárias executadas por meio de programação, por exemplo. Além disso, as partes do negócio não precisam consultar e legislação para discutir dispositivos do contrato, já que esses requisitos foram implementados na negociação digital anteriormente.

Dessa forma, bastam que as partes analisem rapidamente os termos do contrato e realizem a assinatura eletrônica. A consequência disso é a ausência de serviços cartorários e impressão de folhas.

Integração

Um grande benefício dos Smart Contracts é a sua capacidade de ser utilizada juntamente com ferramentas automatizadas de gerenciamento de empresas. A partir disso, o empresário pode ter acesso aos dados do negócio e assim criar estratégias para desenvolver ainda mais a empresa, com base em dados extremamente qualificados.

Assim, é possível usar softwares que coletam e estruturam os arquivos de forma inteligente, além de usar dados para desenvolver análises detalhadas que auxiliam nas tomadas de decisões. Portanto, o empresário pode identificar quais negócios são mais lucrativos, por exemplo.

Como os Smart Contracts podem ser aplicados na empresa?

A popularidade crescente dos Smart Contracts acompanham a elevada notoriedade das criptomoedas, principalmente o Bitcoin, já que são conceitos-chave para o desempenho correto dessas negociações.

Por mais que as criptomoedas sejam aceitas em diversos negócios, como bancos, lojas virtuais e estabelecimentos comerciais, isso não quer dizer que apenas quem utiliza o Blockchain será afetado.

De forma prática, os Smart Contracts podem ser implementados em diversas situações e setores empresariais, agregando todos os benefícios para várias companhias.

Varejo online

É possível observar uma crescente aplicação dos Smart Contracts no mercado de varejo online, com evidente uso na confirmação do recebimento de produtos, além da comprovação da transferência de dados financeiros.

Mercado imobiliário

O uso dos Smart Contracts no mercado imobiliário é bem interessante para os envolvidos, já que é possível controlar, de forma automática, o cumprimento da compra e venda de um imóvel ou do pagamento de aluguéis.

Dessa forma, com o alto volume de dados e contratos guardados pela imobiliárias, é muito mais simples ter o controle dos negócios pactuados pela tecnologia Smart Contract.

Mundo jurídico

É difícil pensarmos em documentos e processos judiciais sem imaginar um grande volume de papéis e uma complexidade de informações autenticadas e arquivadas por autoridades e advogados. Sendo assim, a burocracia dos procedimentos jurídicos afetam negativamente no cumprimento de acordos, além de dificultar se as partes estão cumprindo as disposições do negócio firmado.

O Blockchain é a tecnologia mais inovadora da atualidade, capaz de facilitar a troca de dinheiro, serviços, itens e qualquer outro produto que tenha valor, garantindo transparência e controle total das transações, sem a presença de um intermediário. Nessa mesma perspectiva, o Smart Contract garante todas essas vantagens.

Portanto, os Smart Contracts minimizam a existência de eventuais erros humanos causados por intermediários, negligência no cumprimentos dos termos pelas partes e eventuais riscos que podem ocorrer quando se trata de negócios contratuais. Tudo isso ocorre pela característica de autoexecução desse contrato digital, que muda inteiramente a maneira como as negociações são executadas, gerenciadas e analisadas.

Se você curtiu o nosso conteúdo sobre as vantagens do Smart Contract para as empresas e quer se informar ainda mais sobre o assunto, confira agora o nosso post sobre como fazer um contrato em 4 dicas essenciais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.