Como funciona o sinistro de seguro garantia? Descubra! - Blog Multirisco Como funciona o sinistro de seguro garantia? Descubra! - Blog Multirisco
comofuncionaosinistrodesegurogarantiadescubra

Como funciona o sinistro de seguro garantia? Descubra!

Não existe coisa pior ao fechar um novo negócio do que imprevistos que impeçam o cumprimento total do contrato. Afinal, pode gerar grande perda patrimonial e até levar a processos judiciais longos e dispendiosos. Por isso, o seguro garantia tem se tornado cada vez mais comum no universo corporativo.

Além de proteger o patrimônio, a modalidade evita muita dor de cabeça desde o início das negociações. Mas, claro, é preciso ficar de olho para o caso de um sinistro de seguro. Se isso acontecer, você sabe quais medidas tomar? Aliás, sabe o que caracteriza um sinistro?

Neste post, vamos explicar como ele funciona e o que fazer para evitar prejuízos para o seu negócio. Continue conosco até o fim e confira!

Afinal, o que é o seguro garantia?

É uma modalidade que garante que tudo o que foi firmado no contrato entre as partes será realizado, ou seja, impede que uma das partes saia prejudicada por imprevistos. Por exemplo, se a parte que tem o seguro não for capaz de pagar o que foi negociado, ele cobre a dívida, evitando processos.

Vale destacar que existem diversos tipos, como seguro garantia judicial, de licitação, de loteamento e de pagamento. Outras vantagens desse modelo são: cobertura completa do contrato, facilidade e agilidade para resolver qualquer imprevisto durante a transação, economia, além de impedir a retenção de bens caso uma ação judicial aconteça.

Como o sinistro de seguro funciona?

Chamamos de sinistro de seguro quando a parte contratada para fornecer o bem ou serviço não cumpre com o que foi combinado. Assim que isso acontece, o segurado deve entrar em contato com a seguradora, oficializando o ocorrido. Porém, para ser enquadrado como sinistro, o imprevisto deve fazer parte da caracterização da apólice, ou seja, estar previamente descrito.

Com esse requisito atendido, é preciso dar início à regulação do sinistro, que tem prazo máximo de 30 dias a partir da entrega da documentação que comprove o ocorrido. A seguradora vai analisar todos os documentos e pode solicitar outros complementares. Após a entrega destes, terá mais 30 dias para finalizar a regulação.

Apesar de cada sinistro contar com uma documentação específica, o segurado deve sempre apresentar os seguintes documentos:

  • cópia da notificação extrajudicial que foi enviada para a empresa que descumpriu o contrato e a resposta, caso ela tenha sido enviada.
  • cópia da sua apólice de seguro.
  • cópia do contrato e de tudo que possa ter sido adicionado a ele após firmado.
  • documento com os prejuízos apurados e comprovados.

Por que buscar o auxílio de uma empresa especializada?

É inegável a importância de um seguro garantia para sua empresa, concorda? Afinal, oferece toda a segurança da qual precisamos para fechar novos negócios e proporcionar um crescimento equilibrado do nosso. Mas também é imprescindível ter uma apólice completa, que faça todo o sentido para sua organização.

A Multirisco, por exemplo, é especialista em seguros garantia e oferece diversos tipos, como o judicial, o de licitação e o de loteamento. Assim, fica mais fácil descobrir qual é a apólice ideal para a sua empresa, quais tópicos devem ser cobertos e quais não são necessários.

Sofrer com a quebra de contrato ou violação de algum termo nunca é uma boa experiência. No entanto, isso pode ser evitado ao contar com uma boa seguradora e uma apólice bem-feita. Afinal, tudo será resolvido com a regulação do sinistro de seguro garantia.

Agora que você entendeu a importância do seguro garantia, entre em contato conosco agora mesmo e receba a proposta ideal para o seu negócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.