Veja como simular o seguro garantia para escolher a melhor opção Veja como simular o seguro garantia para escolher a melhor opção - Blog Multirisco
vejacomosimularosegurogarantiaparaescolheramelhoropcao

Veja como simular o seguro garantia para escolher a melhor opção

O seguro garantia é uma modalidade de apólice que tem se tornado comum no país como forma de assegurar obrigações contratuais, sejam elas firmadas entre particulares, sejam elas assumidas perante entes públicos. É um meio moderno e menos oneroso e, para ter a certeza disso, basta você simular o seguro garantia para conhecer suas vantagens financeiras.

Seus benefícios não se restringem ao valor da apólice, pois ele também presta uma contribuição importante sobre o crédito da empresa no mercado e pode ser contratado com facilidade, diferentemente da fiança bancária, que era a garantia mais comum para as mesmas finalidades.

Quer saber como simular o seguro garantia? Selecionamos as principais informações que você precisa ter em mãos para chegar à proposta exata para a sua contratação. Confira!

O que é e como funciona o seguro garantia?

Muitos contratos precisam de garantias para serem celebrados, o que se trata de uma exigência de muitos contratantes, especialmente a Administração Pública em seus procedimentos licitatórios. Com isso, o fiel cumprimento do contrato firmado não fica vulnerável às falhas que possam ter como causa a empresa contratada.

Quando a empresa contratada passa por algum problema que impede o cumprimento do contrato, a seguradora é acionada para tomar as providências necessárias para que a eventual paralização não gere repercussões negativas sobre a empreitada em questão.

Também há o seguro garantia judicial, que tem como finalidade assegurar o cumprimento de obrigações em processos judiciais, como a realização de depósitos na fase de execução. Desse modo, a empresa não tem seu capital de giro impactado de forma contundente, tampouco terá seus bens e valores bloqueados.

Trata-se do melhor instrumento para que uma empresa possa ser contratada e ainda ter sua saúde financeira preservada.

Como calcular e simular o seguro garantia?

Toda apólice tem um valor que serve como base para as eventuais indenizações que deverão ser pagas caso se verifique um sinistro, que é o evento danoso que gerou o acionamento da seguradora. Para isso, todos os riscos cobertos deverão constar na apólice.

A análise de riscos é feita de forma minuciosa, razão pela qual todas as informações necessárias devem ser prestadas com transparência pelo tomador do seguro, que é a pessoa que o contrata. Quanto menor o risco vislumbrado, menor será o valor da proposta, e quanto maior ele for, maior será o valor pago pela apólice.

Quais são os fatores considerados?

O primeiro fator é o tamanho do contrato, pois a variação do vulto a ser garantido reflete no valor da apólice, bem como naquele que será pago à seguradora para a sua emissão. Algumas obras e processos judiciais apresentam valores módicos, enquanto outros chegam a cifras milionárias. Para que a apólice tenha um valor limite, isso deve ser devidamente apresentado.

Prazo também é um fator importante, pois quanto maior o tempo de validade do contrato, maiores serão as probabilidades de se verificar algum sinistro ao longo da sua vigência. Com o incremento do risco, também haverá um aumento na proposta do seguro garantia contratual.

Por fim, outro fator de grande relevância é a qualificação da empresa, ou seja, a saúde financeira dela, experiência no tipo de execução do contrato celebrado e sua classificação de crédito. Para a seguradora, o melhor dos cenários é quando a empresa demonstra solidez, mas quando a situação se inverte, maior será a cotação.

Em qualquer cenário você deve optar por corretoras de seguro que ofereçam credibilidade, solidez e tenham larga experiência na emissão desse tipo de apólice. A Multirisco é uma das principais empresas do mercado para esse tipo de contratação, com apólices sob medida para as necessidades do seu negócio.

Além disso, você pode fazer uma simulação da sua garantia acessando nossa calculadora. São valores fantasia que podem te dar um norte sobre valores, e lembre-se para ter a elaboração de uma proposta real é só falar com nossos especialistas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.