Seguro garantia: saiba por que a Multirisco é a melhor opção! Seguro garantia: saiba por que a Multirisco é a melhor opção!
segurogarantiasaibaporqueamultiriscoeamelhoropcao

Seguro garantia: saiba por que a Multirisco é a melhor opção!

Administração bem-sucedida é uma tarefa que envolve inúmeros desafios e habilidades. E, ao contrário do que muitos podem imaginar, a burocracia é capaz de interferir diretamente na performance e nos lucros de qualquer negócio.

Nesse cenário, o seguro garantia está entre as estratégias fundamentais a fim de que a sua empresa esteja protegida contra riscos e surpresas desagradáveis que venham a comprometê-la.

Para ajudá-lo a entender melhor a importância do assunto, elaboramos um post esclarecendo a real necessidade desse seguro, bem como a diferença que uma assessoria especializada faz na hora da contratação das apólices. Boa leitura!

Como saber se você precisa do seguro garantia?

O seguro garantia é um mecanismo que vem sendo bastante utilizado para assegurar obrigações contratuais de prestação de serviços ou aquisição de bens e produtos, sobretudo quando envolvem procedimentos licitatórios.

A necessidade da contratação do seguro garantia vai abranger diversas situações da rotina de um empreendimento. Dentre elas, podemos destacar:

  • garantir o recebimento de adiantamento de pagamentos;
  • substituir caução na Justiça;
  • substituir depósitos recursais em ações trabalhistas;
  • proteger o patrimônio da empresa em execuções fiscais etc.

O objetivo, ao contratar esse tipo de seguro, é simplificar e tornar menos onerosa a atuação empresarial, principalmente quando envolve grandes investimentos e longo prazo para o seu cumprimento.

Embora o foco inicial tenha sido viabilizar a participação das empresas nas licitações com o poder público, hoje, também os pactos celebrados na iniciativa privada têm adesão cada vez maior desse recurso.

Portanto, sempre que o gestor sentir a necessidade de obter segurança maior ou que os contratantes exijam alguma garantia, esse seguro pode facilitar bastante a vida.

Qual o tipo ideal para cada perfil?

A escolha do tipo ideal do seguro garantia depende das características de cada negócio, ou seja, são as peculiaridades do serviço que determinam qual modalidade deve ser usada ou não.

Algumas das categorias mais comuns são:

Seguro garantia judicial

Visa à preservação dos fluxos financeiros e do patrimônio diante de ações na Justiça que imponham depósito em juízo.

Seguro garantia do licitante

O seguro garantia do licitante é voltado para garantir que os vencedores de concorrências públicas ou privadas honrem não somente seu compromisso de assinar o contrato de acordo com a proposta inicial, como também observem os prazos fixados no edital.

Seguro garantia de retenção de pagamentos

Trata-se de uma modalidade específica para os contratos que apresentem cláusula de retenção de parte do pagamento em caso de alguma obrigação ser descumprida.

Então, seu intuito é garantir a indenização de eventuais prejuízos advindos em consequência do inadimplemento dos compromissos assumidos.

Seguro garantia do executante

É uma categoria de seguro que também tem por objetivo indenizar o contratante pelo descumprimento de algum encargo pelo tomador. Porém, ele se aplica especificamente para os casos de prestação de serviço, fornecimento de bens e execução de obras de engenharia.

Seguro garantia de perfeito funcionamento

Como o nome sugere, o foco desse tipo de seguro é a proteção de danos causados pela má qualidade dos produtos ou serviços.

Seguro garantia aduaneiro

Assegura à Receita Federal que os impostos compreendidos em determinada operação serão devidamente recolhidos pela importadora, de acordo com a tributação específica.

Seguro garantia loteamento

Oferece a garantia de indenização ao poder público ou entidade privada diante da inexecução das obras de infraestrutura pelo proprietário do terreno, descumprindo-se condições e prazos previamente estabelecidos em contrato.

Dessa forma, mesmo conhecendo as principais modalidades de seguro e a finalidade de cada uma delas, a orientação de profissionais com expertise no assunto é sempre o melhor caminho para saber qual a proteção mais adequada para o seu empreendimento, bem como para obter condições mais vantajosas.

Como a Multirisco atua nesse mercado?

Quando o cliente participa e vence um processo licitatório, na sequência é gerado um contrato administrativo que vem acompanhado de uma cláusula específica para o seguro garantia.

Então, o papel da Multirisco consiste em revisar, com base nas informações repassadas, os aspectos essenciais que devem compor a apólice.

Ao receber os dados necessários, a equipe presta um atendimento consultivo e dá um retorno bem rápido para o cliente sobre as propostas mais vantajosas, normalmente dentro de um prazo de 24 horas.

Essa agilidade é um fator indispensável, pois no cenário das licitações as empresas têm por lei o prazo de 10 dias úteis após a assinatura do contrato para apresentar o seguro garantia.

Depois do contato com a Multirisco e a devolutiva em até 24 horas, as empresas contratantes do seguro recebem uma proposta com as melhores condições comerciais, com a média de seis seguradoras com os melhores preços. Na sequência, ocorre a aprovação e o envio da apólice.

Como a Multirisco tem esse compromisso de dar uma resposta muito rápido, seus clientes conseguem atender a todas as exigências de uma contratação sem serem prejudicados com multa. Isso também os ajuda a manter uma imagem de credibilidade no mercado e uma relação melhor com os clientes.

Opinião de quem já contratou: quais os benefícios da Multirisco?

De acordo com a coordenadora de licitações da LanLink, Regeane Lobo, a cordialidade e a eficiência na prestação do serviço são qualidades da Multirisco que merecem destaque. Nesse contexto, os principais benefícios gerados são:

  • redução de custos com seguro garantia por meio de carta comparativa para apresentar melhores condições comerciais;
  • agilidade no processo de apresentação de propostas e aprovação;
  • suporte no atendimento ao cliente;
  • confiança de poder contar com o apoio de especialistas renomados e experientes no mercado.

Além de prezarem pelo atendimento mais rápido possível, seu time está sempre disposto a tirar todas as dúvidas que surjam durante o processo — eles estão sempre disponíveis para ajudar, independentemente da hora e do problema —, inclusive já se propuseram a solucionar problemas em apólices que voltaram de outras corretoras.

Ademais, a Multirisco tem um ótimo relacionamento com as melhores seguradoras do mercado, e isso faz toda a diferença na contratação dos seguros.

Por todo o exposto, podemos observar que o seguro garantia é uma peça indispensável para as atividades de um empreendimento, tendo em vista ser uma exigência para a celebração de muitos contratos.

Entretanto, os seus benefícios são ainda maiores do que o mero cumprimento de uma obrigação. Com ele, a empresa demonstra responsabilidade e comprometimento com o projeto, fortalecendo, portanto, a sua imagem no mercado, sem deixar de mencionar a economia e a segurança geradas para o seu fluxo financeiro.

Viu como o seguro garantia é importante para o desenvolvimento do seu negócio e por que a Multirisco é uma forte aliada para potencializar os seus resultados? Então, aproveite para entrar em contato com o nosso time de especialistas e confira as soluções que temos a oferecer!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.