Seguro garantia executante construtor loteamento: entenda o que é! Seguro garantia executante construtor loteamento: entenda o que é!
segurogarantiaexecutanteconstrutorloteamentoentendaoquee

Seguro garantia executante construtor loteamento: entenda o que é!

O seguro garantia é uma tendência que está cada vez mais presente nas transações do mundo corporativo, seja para fechar negócio entre particulares ou quando também há o envolvimento do poder público. Na criação de loteamentos ou obras onde ainda não há nenhum tipo de infraestrutura básica, por exemplo, uma nova modalidade vem ganhando bastante destaque: o seguro garantia executante construtor loteamento.

Diante disso, elaboramos um post para que você possa entender, de uma vez por todas, como essa modalidade de seguro pode facilitar a execução dos seus projetos. Siga a leitura e confira!

O que é o seguro garantia executante construtor loteamento?

O seguro garantia executante construtor loteamento representa uma forma de assegurar aos órgãos públicos o cumprimento das obras de infraestrutura básica necessárias em regiões que ainda não foram trabalhadas pela prefeitura, a fim de que seja obtida a liberação do alvará.

Isso acontece quando a empresa é proprietária de um terreno e deseja transformá-lo em um bairro, um condomínio fechado, dividi-lo em lotes, mas o mínimo legal que seria de responsabilidade do poder público ainda não foi cumprido. Então, para que isso não seja um empecilho à obra, o próprio construtor se responsabiliza com o cumprimento de tais requisitos.

Uma apólice de seguro para execução de loteamentos apresenta-se como uma solução vantajosa para as partes envolvidas, pois ela garante o fiel cumprimento de todas as obrigações contratuais assumidas pelo tomador quando for executar as obras de infraestrutura, dentro do prazo estabelecido no cronograma de obras que foi apresentado e aprovado pelo órgão público.

Como ele funciona?

Em resumo, o seguro garantia executante construtor loteamento tem como principal função suprir a necessidade de prestar garantia da entrega de infraestrutura em determinado empreendimento de loteamento.

No objeto que aprova e cria o loteamento, que neste caso pode ser Lei Municipal, Lei Federal ou Decreto, fica determinado como caução um percentual que geralmente varia de 100% a 150% do valor total das obras de infraestrutura.

Em casos que a garantia não está prevista na Lei Municipal, a importância segurada será o valor das obras de infraestrutura discriminado no cronograma físico-financeiro ou na planilha de orçamento das obras, conforme Lei Federal.

Quais as partes envolvidas?

As partes envolvidas no seguro garantia executante construtor loteamento são: o Tomador (proprietário do terreno/construtor ou incorporador), o Segurado (Órgão Público, a exemplo de uma Prefeitura Municipal) e Seguradora (garantidor das obrigações do tomador). Essa modalidade de seguro é contratada pela empresa responsável da construção de infraestrutura local em terreno loteado.

Quais as vantagens deste tipo de seguro?

O seguro garantia executante construtor loteamento indiscutivelmente é a melhor solução em todos os quesitos. Para o empreendedor (tomador), é a forma mais barata, que não toma seus limites de crédito, nem vincula capital de giro da empresa.

Ademais, a agilidade de contratação é muito maior se comparada aos seus principais concorrentes: fiança bancária, que, além de ser mais cara, toma o limite de crédito da empresa e demora cerca de 10 dias quando pouco, ou ainda, a alienação de imóveis (lotes/terrenos) como forma de garantir a execução e entrega do empreendimento, que além de ultrapassada, é o pior meio de se garantir, pois é bem burocrática e demorada.

Apresentando uma apólice de seguro garantia, o empreendimento, quando liberado seu registro, pode iniciar suas vendas imediatamente de forma integral enquanto ainda executa seu cronograma de obras, o que consequentemente reduz o custo de captação de recursos para a sua execução e alivia seu fluxo de caixa.

No que diz respeito das vantagens para a prefeitura ou órgão competente (segurado), a apólice traz segurança quando a garantia é prestada por cia seguradora registrada pela Susep — Superintendência de Seguros Privados, além de prover de acompanhamento contratual e medição em casos de conflitos.

Ele também desempenha um importante papel na pré-qualificação do tomador, por meio da análise cadastral da empresa incorporadora do empreendimento com relação ao risco envolvido, tanto financeira, quanto de capacidade técnica para a entrega do loteamento.

O que considerar ao contratar?

A primeira consideração ao contratar um seguro garantia executante construtor loteamento é relacionada à expertise da corretora de seguros com quem você vai trabalhar. Nesse contexto, é importante verificar se a mesma tem garantias de loteamentos emitidas ao mercado e referências de clientes, ou seja, se ela realmente é uma especialista.

Outro ponto relevante para se avaliar é se a corretora trabalha com um leque diversificado de seguradoras, para não ficar limitado a somente uma única proposta.

É comum que alguns órgãos não tenham nem conhecimento e nem o seguro garantia mencionado como forma de garantia aceita em seu plano diretor. Portanto, o trabalho de especialistas vai ajudar bastante com as burocracias.

Por que escolher a Multirisco?

A Multirisco é uma empresa mineira que está no mercado desde 2015 e que passou por um crescimento exponencial nesse curto período de atuação. Esse desempenho se justifica porque ela tem gravado em seu DNA a missão de contribuir para o sucesso dos seus clientes, cumprindo suas promessas com transparência, agilidade e sem burocracia.

Dentre os pontos positivos do serviços oferecidos pela Multirisco, também merece destaque a parceria com mais de 30 companhias seguradoras, as melhores e mais renomadas no Brasil e no exterior, que somadas ao seu time de especialistas vão trazer as melhores soluções para seus negócios. Atualmente, a Multirisco atende mais 8 mil empresas em todo país, nos ramos de:

  • seguro Garantia;
  • riscos de Engenharia;
  • responsabilidade Civil, Patrimonial e Vida.

Na modalidade de seguro garantia executante construtor loteamento, a empresa oferece diversas apólices emitidas em todo território nacional, apresentando sempre uma carta comparativa com prazos de emissão, valores dos prêmios e documentações exigidas em cada seguradora. Esses são os motivos a que torna uma opção segura e eficiente para o seu negócio.

O seguro garantia executante construtor loteamento, assim como todas as outras modalidades de seguro garantia, é um recurso que gera uma grande praticidade e sobretudo torna possível a execução de determinados negócios para quem recorre a esta alternativa. Isso sem deixar de mencionar a economia de tempo e de dinheiro que o seu contratante conquista.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe a finalidade de um seguro garantia executante construtor loteamento, entre em contato conosco! Temos soluções bastante atrativas para alavancar o seu negócio e estamos à disposição para oferecer todo o suporte necessário.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.