O que é o seguro garantia para grandes obras e como aplicá-lo? O que é o seguro garantia para grandes obras e como aplicá-lo? - Blog Multirisco
oqueeosegurogarantiaparagrandesobrasecomoaplicalo

O que é o seguro garantia para grandes obras e como aplicá-lo?

Qualquer empresa ou empreendimento precisa estar em perfeita sintonia com suas metas financeiras para ter sucesso em um mercado tão competitivo quanto o atual, mesmo que ocorram imprevistos ou situações extremas. Por isso, preparamos um post explicando o que é o seguro garantia de obra e como aplicá-lo.

Este é um tema tão relevante que a própria lei evidencia sua importância e aplicabilidade, trazendo mais segurança para o ramo, ajudando a esclarecer quem é responsável por sua fiscalização e quais são as principais vantagens que pode proporcionar. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue a leitura!

O que é um seguro garantia?

O chamado seguro garantia é uma das modalidades de apólice existentes. Ele tem como meta principal o objetivo de assegurar que todos os termos acordados em contrato sejam cumpridos conforme combinado. Pode ter uma série de coberturas diferentes, sendo as mais comuns o fornecimento de bens, equipamentos, prestação de serviços e assim por diante.

Quando pensamos em termos de grandes obras, sabemos que elas são cruciais para a saúde da economia em variados segmentos, fazendo com que o seguro garantia possa ser um valioso aliado. Ele pode ser realizado para diversas vertentes, como extração de petróleo, empreendimentos imobiliários e muito mais, sendo uma prerrogativa para o contratante.

O que diz a lei sobre seguro garantia para grandes obras?

Como dissemos, o seguro garantia para grandes obras tem a finalidade de garantir que todos os termos ajustados em contrato sejam devidamente cumpridos. Ou seja, é uma forma de assegurar prazos de execução, valores e outros detalhes. As formas de apresentação mais comuns são a carta-fiança, caução em dinheiro ou, obviamente, a apólice de seguro.

No Brasil, em junho de 2019 foi aprovada uma alteração na Lei que dispõe sobre o tema na Câmara dos Deputados, cujo texto-base do projeto prevê mudanças em contratações públicas. Foi colocada a exigência da contratação de seguros garantias pelas empresas vencedoras de licitações, para avalizar a conclusão das construções propostas.

Quais as vantagens de fazer o seguro garantia para grandes obras?

A grande vantagem de fazer o seguro garantia para grandes obras é que ele traz muito mais segurança para o processo. Se o acordado não for concluído pela empresa vencedora, por exemplo, a seguradora contratada precisará escolher a melhor opção: pagar o total fixado na apólice ou até mesmo finalizar os serviços e as devidas construções.

Além disso, existem outros benefícios muito interessantes em relação às outras alternativas disponíveis no mercado, como rapidez na elaboração da proposta e na emissão da apólice, coberturas mais amplas e o não comprometimento do fluxo de caixa do contratante, como ocorreria na caução em dinheiro.

Agora você já sabe o que é o seguro garantia para grandes obras. Para aplica-lo, é preciso encontrar uma seguradora de confiança e comparar as condições oferecidas, de forma a assegurar o adequado cumprimento de tudo aquilo que for estipulado em contrato!

Gostou de aprender o que é o seguro garantia para grandes obras e como aplicá-lo? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.