Seguro de vida em grupo é uma boa opção durante a pandemia do Covid-19? Seguro de vida em grupo é uma boa opção durante a pandemia do Covid-19?
segurodevidaemgrupoeumaboaopcaoduranteapandemiadocovid19

Seguro de vida em grupo é uma boa opção durante a pandemia do Covid-19?

O seguro de vida em grupo é uma proteção contra acidentes ou doenças que resultem na morte ou invalidez dos colaboradores de uma empresa. Trata-se de apólice única, cujos benefícios abrangem o time de funcionários. A ideia é que essa segurança gere bem-estar, mas também um maior engajamento com os propósitos da organização.

Com o aumento significativo das mortes por Covid-19 no Brasil e no mundo, esse tipo de cobertura vem sendo ainda mais procurada. Entretanto, antes de celebrar qualquer acordo, é importante saber se as seguradoras realmente oferecem essa proteção específica.

Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre essa modalidade e por que ela também é uma boa opção durante a pandemia do coronavírus. Continue a leitura e confira!

Como o seguro de vida em grupo funciona?

O principal objetivo dessa categoria de seguro é satisfazer às despesas relacionadas ao sinistro. Então, caso ele ocorra, o procedimento indicado é comunicar ao empregador para que este resolva as burocracias junto à seguradora.

Outra informação relevante sobre o funcionamento de um seguro de vida em grupo é que existem critérios específicos para sua contratação — como um limite mínimo e máximo de participantes, bem como a idade desses funcionários, que devem ter entre 14 e 65 anos.

No que diz respeito ao pagamento, existem duas modalidades de seguro distintas: a não-contributária, em que a empresa arca com as despesas do plano unilateralmente, e a contributária, em que o funcionário paga uma parte do seguro, e, normalmente, já vem descontado na folha de pagamento.

Além do mais, conforme o tipo de cobertura escolhida as indenizações também alcançam os cônjuges e filhos dos beneficiários. Lembrando que as condições de saúde dos funcionários podem ser objeto de investigação para aquisição do plano.

Como ele diferencia do seguro de vida individual?

A principal diferença entre os dois tipos de seguro de vida é a forma como ele é contratado. Quando individual, a negociação não tem intermediários, ou seja, a pessoa física negocia diretamente com a seguradora, e é ela quem tem competência para cancelar ou discutir novas cláusulas.

Ademais, nessa categoria não há a necessidade de renovação da apólice de tempos em tempos. Se a escolha é por uma cobertura vitalícia, por exemplo, ela tem validade durante toda a vida do segurado.

No serviço individual, existe ainda a possibilidade de qualquer pessoa com idade entre 18 e 65 anos, que deseja uma garantia financeira para seus dependentes, ser um segurado.

Como fica esse tipo de seguro em períodos de pandemia?

O seguro de vida é um serviço que transmite segurança para os seus contratantes, funcionando principalmente como uma forma de proteção diante de possíveis ameaças. E diante de períodos de crise na área da saúde, há uma tendência de aumento pela sua procura.

Mas será que ele realmente ampara em momentos de pandemia, por exemplo? De acordo com os dados divulgados pela Revista Apólice, em março de 2020 foi registrado um aumento de 136% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Analisando um período histórico mais recente, o mundo passou por diversas pandemias mortais, como a Gripe Espanhola, a Febre Amarela, o Ebola, a Dengue, a Meningite, o HIV, e a resposta sobre a cobertura dos seguros de vida é que, até então, as pandemias eram consideradas riscos excluídos dos seguros.

No entanto, nas atuais circunstâncias que estamos vivenciando devido ao coronavírus, algo totalmente novo aconteceu. À medida que o Covid-19 foi se espalhando pelo mundo, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) atribuiu-lhe o status de pandemia, a maioria das seguradoras passou a incluir esse tipo de cobertura.

Isso não significa que a nova cláusula esteja automaticamente valendo para todos os casos. Para que o coronavírus realmente passe a integrar as apólices negociadas antes da pandemia, é preciso rever as condições gerais do contrato.

A boa notícia para quem já possuía seguro de vida é que não há prazo de carência em relação a sinistros ligados ao Covid-19. Mas as pessoas ou empresas que ainda vão contratar o produto devem ficar bem atentas aos planos e condições. O ideal é procurar o auxílio de uma consultoria especializada.

Quais as vantagens do seguro de vida em grupo? 

O seguro de vida em grupo gera vantagens tanto para o empresário, tendo em vista que a segurança oferecida contribui para a produtividade e retenção dos melhores talentos, quanto para os colaboradores, que têm acesso a uma cobertura ampla por um baixo investimento.

De um ponto de vista mais global podemos conferir os seguintes benefícios:

Cobertura ampla a custo reduzido

A principal vantagem de um seguro em grupo é, sem dúvidas, o baixo custo. Por envolver um número maior de pessoas, as seguradoras costumam oferecer condições diferenciadas para esse tipo de plano, isto é, preços mais atrativos.

Além disso, empresas optantes pelo regime de tributação de Lucro Real podem enquadrar os custos com o pagamento do seguro de vida em grupo como despesa operacional e descontar o valor integral no Imposto de Renda da pessoa jurídica.

Possibilidade de coberturas adicionais 

Outra vantagem associada ao seguro de vida em grupo é a possibilidade de negociar coberturas adicionais mesmo depois da contratação do serviço, ou seja, ampliar as condições da apólice.

Contrato transparente

A transparência é mais um ponto positivo do seguro em grupo. Embora as tratativas com a seguradora sejam feitas pelas empresas, cada trabalhador recebe seu certificado quando o plano é renovado.

O seguro de vida em grupo é um investimento que pode agregar competitividade ao desempenho das empresas, e sobretudo trazer mais tranquilidade no cenário de expansão do coronavírus.

São muitas as alternativas disponíveis no mercado. Por esse motivo, para a tomada da decisão mais assertiva é recomendável procurar o apoio de uma assistência especializada como a da Multirisco para esclarecer todas as dúvidas acerca do tema.

Gostou do artigo? Agora que você conheceu os benefícios de um seguro de vida em grupo e como ele funciona durante a pandemia do Covid-19, aproveite para entrar em contato com a Multirisco e descobrir as soluções mais adequadas para seu negócio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.