Passo a passo para contratar seguro de vida em grupo para sua empresa
O seguro de vida em grupo é um benefício bastante interessante para a empresa oferecer aos seus colaboradores. Afinal, a segurança financeira em caso de acidentes ou problemas de saúde, além do cuidado com a família, são benefícios muito valorizados por todos.
Por isso, a empresa que contrata o seguro de vida em grupo se torna mais interessante aos colaboradores, de forma que é possível atrair os melhores talentos do mercado de trabalho e contar com funcionários satisfeitos.
Sendo assim, entenda qual é o passo a passo para contratar o seguro de vida em grupo e oferecer esse benefício para o quadro de funcionários da empresa. Boa leitura!
Por que optar pelo seguro de vida em grupo?
Na contratação de um seguro de vida individual, o próprio beneficiário assina um contrato com a seguradora, entretanto, isso é diferente no seguro de vida em grupo. No contrato em grupo existe o papel do estipulante, que atua como intermediário entre o beneficiário e a companhia de seguros.
Portanto, o contrato do seguro de vida em grupo é firmado entre a empresa e a seguradora, sendo os beneficiários os funcionários da organização contratante. Dessa forma, a pessoa jurídica assume o papel de estipulante e, junto à companhia de seguros, arca com o compromisso de assegurar a proteção financeira dos seus colaboradores em caso de morte ou invalidez, entre outras situações que podem ser acobertadas de acordo com o plano contratado.
Quanto ao pagamento do seguro, é possível optar pelo plano não contributário ou contributário. Sendo o primeiro de responsabilidade da pessoa jurídica custear todo o valor da apólice, enquanto no plano contributário o trabalhador contribui financeiramente com parte do valor.
Além das vantagens burocráticas, como a facilidade de incluir novos colaboradores no plano, o preço do seguro de vida em grupo também é um atrativo para as empresas. Afinal, essa forma de contratação do seguro é mais barata do que a opção de seguro de vida individual.
Vale ressaltar que o seguro de vida é isento do imposto de renda. Ou seja, quando o beneficiário recebe uma indenização, não será cobrado qualquer tributo sobre o valor.
Qual é o passo a passo para a empresa contratar o seguro de vida em grupo ?
Está claro que a contratação do seguro de vida em grupo traz benefícios tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores. Por isso, entenda agora, de forma prática, como contratar esse seguro.
Escolha uma corretora de seguros
A corretora de seguros é responsável por oferecer uma consultoria para quem tem interesse em contratar uma companhia seguradora. Logo, o primeiro passo é escolher qual é a corretora de seguros que vai auxiliar a empresa na busca pela seguradora e plano ideal.
A Multirisco é especialista em seguros e conta com profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado. O objetivo é oferecer aos clientes mais opções e as soluções adequadas, apostando na agilidade e facilidade na contratação. Além disso, temos compromisso com a transparência na negociação.
Escolha a seguradora
Após escolher a corretora de seguros, é hora de escolher a seguradora. Ou seja, a pessoa jurídica deve escolher a companhia responsável por disponibilizar o seguro, assim como as modalidades de cobertura e a indenização necessária.
É importante escolher uma seguradora confiável e que atenda às necessidades da empresa contratante, para evitar dores de cabeça e prejuízos. Por isso, é fundamental contar com uma boa consultoria da corretora de seguros.
Nós, da Multirisco, trabalhamos com mais de 30 companhias seguradoras e sempre oferecemos diversas opções para nossos clientes compararem e decidirem pela seguradora que melhor atende suas necessidades.
Após escolher a companhia de seguros ideal para sua empresa, é hora de ir para o próximo passo.
Escolha a cobertura do seguro
O seguro de vida em grupo pode incluir assistência emergencial, despesas médico-odontológicas, adiantamento do prêmio em vida (no caso de doenças crônicas ou terminais), incapacidade temporária por acidente, assistência funeral e até mesmo cobertura em caso de pandemia.
Por isso, é importante avaliar os planos, considerar a proposta de seguro, decidir por itens adicionais ou não e, então, contratar a cobertura do seguro ideal para a empresa e colaboradores.
Defina as indenizações de cada colaborador
O valor da indenização não deve ser igual para todos os colaboradores da empresa, é necessário que o benefício seja compatível com o perfil de cada funcionário, levando em consideração, principalmente, o salário de cada um.
É interessante criar planos crescentes do benefício, isso pode ser um incentivo para o colaborador se qualificar cada vez mais e buscar novos patamares dentro da empresa.
Decida entre adesão compulsória ou facultativa
A empresa pode optar pela adesão compulsória ou facultativa. A primeira opção abrange todo o grupo de segurados de forma automática, enquanto a segunda oferece aos colaboradores a opção de aderir ou não ao benefício.
Ou seja, no caso da adesão facultativa, o benefício estará disponível para todos, porém apenas aqueles que desejarem ingressar na apólice é que receberão, de fato, o seguro de vida.
Separe a documentação
O seguro de vida em grupo pode ser contratado por empresas de todos os portes, inclusive empresas iniciantes e com poucos funcionários. Geralmente, o número mínimo para a contratação do seguro em grupo é de três pessoas.
Na adesão do seguro, a empresa deve entregar uma lista dos segurados, uma cópia da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e Informações à Previdência (GFIP). Além disso, é necessário o preenchimento da proposta e da Declaração Pessoal de Saúde (DPS).
No DPS são avaliadas as condições gerais de saúde do segurado. As informações dessa declaração devem ser verdadeiras, pois informações falsas nesse documento podem acarretar a perda do direito de pagamento da indenização.
Portanto, os documentos necessários para a adesão do seguro são:
- lista dos segurados;
- cópia do FGTS;
- cópia do GFIP;
- DPS.
Documentação separada? Então pronto, é só assinar o contrato. Agora você já sabe qual é o passo a passo para contratar o seguro de vida em grupo para sua empresa e oferecer esse ótimo benefício aos seus colaboradores, atraindo e mantendo talentos no seu quadro de funcionários.
Ficou interessado e quer saber mais? Então conheça agora mesmo as vantagens do seguro de vida em grupo na empresa!