Conheça as vantagens do seguro de vida em grupo na empresa! Conheça as vantagens do seguro de vida em grupo na empresa!
conhecaasvantagensdosegurodevidaemgruponaempresa

Conheça as vantagens do seguro de vida em grupo na empresa!

Por trás de todo funcionário, há uma família formada por pessoas que se beneficiam dos ganhos auferidos e que dependem daquela pessoa para ter condições de se sustentar e progredir. O seguro de vida em grupo permite que caso aquele colaborador faleça por um acidente pessoal, por exemplo, os dependentes tenham condições de lidar com a perda sem maiores dificuldades financeiras.

Tão importante quanto o emprego gerado, e ter a ciência de que todo colaborador é um provedor e que as aspirações de seus dependentes podem ter continuidade mesmo em caso de falecimento. Afinal, são sonhos compartilhados e que o trabalho desenvolvido serve para ajudar a financiar, cabendo o apoio da empresa caso o pior aconteça.

Quer saber mais sobre as vantagens do seguro de vida em grupo? Continue a sua leitura e saiba quais são as suas principais características e benefícios da contratação. Confira!

O que é o seguro de vida em grupo

O seguro de vida em grupo é um produto financeiro contratado por uma empresa e tem como beneficiário o funcionário ou seus dependentes caso ocorra algum sinistro coberto pela apólice, como acidentes pessoais, que podem causar a invalidez ou mesmo o óbito do colaborador.

Claro que é possível uma atuação diligente da empresa para que o risco de acidentes seja reduzido, como por meio de programas de segurança do trabalho e a distribuição e fiscalização sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s). Mas esses equipamentos não são infalíveis, e para esses casos é que o seguro de vida em grupo presta a sua contribuição.

Bem verdade, o número de acidentes de trabalho no Brasil é bastante elevado, sendo o 5º colocado no ranking global. Em relação aos acidentes fatais, o país é o 4º colocado. E com certeza esses acidentes acontecem mesmo com o emprego de EPI’s, até mesmo por existirem profissões cujo risco laboral é exacerbado, como a construção civil e indústria.

O risco existe em praticamente todas as atividades, portanto, merece ser ponderado e, se for o caso, é fundamental a contratação do seguro de vida em grupo. Afinal, toda organização é reflexo de seus colaboradores e do cuidado e consideração que destina a eles.

Como funciona o seguro de vida em grupo

A contratação é viabilizada quando cumpridos alguns requisitos, como a idade dos colaboradores, que deve estar na faixa entre 14 (menor aprendiz) e 65 anos. Mais que isso, a contratação pode ser recusada por oferecer riscos elevados à seguradora, o que tornaria o contrato pouco vantajoso dada a elevada probabilidade de acontecer um sinistro.

As condições de saúde dos segurados também são um fator para a contratação, sendo facilitada quando todos eles ostentam boas condições em exames clínicos. Qualquer doença preexistente deve ser informada, sob pena de não ser indenizado caso um acidente decorra dela, e o colaborador também deve estar em plena capacidade profissional.

Existem duas modalidades desse tipo de seguro: contributário e não-contributário. No primeiro caso, o funcionário é responsável por pagar uma parte do valor da contratação, sendo que o valor a que cada um deve contribuir usualmente virá descontado no holerite. Na modalidade não-contributária, a própria empresa será responsável por arcar com os valores da apólice.

Em caso de sinistro, que deve ser entendido como o evento danoso coberto pela apólice, o segurado ou seus familiares devem entrar em contato com a empresa e essa notificará a seguradora sobre o ocorrido e solicitará a indenização.

Quando a empresa contrata esse tipo de serviço, o colaborador pode obter informações sobre a cobertura e possíveis indenizações junto ao RH (Recursos Humanos), pois são variáveis de uma proposta para outra, tendo em vista que se trata de um produto altamente personalizável, para contemplar diferentes realidades.

Vantagens do seguro de vida em grupo

A primeira vantagem para a empresa contratante é que quando acontece um acidente de trabalho, a rigor ela terá a obrigação de indenizar a vítima ou seus familiares, e ainda arcar com outras despesas, como as hospitalares e funerais. Dessa forma, o seguro de vida pode servir para garantir essa indenização, e ainda com a celeridade que não existiria caso, por exemplo, houvesse a judicialização.

Isso porque acidentes que não sejam causados por culpa exclusiva da própria vítima, a rigor, geram a responsabilidade civil objetiva da empresa. Nesse caso, haverá a obrigação de indenizar mesmo que não se verifique dolo ou culpa da empresa.

A apólice pode reduzir ou mesmo cobrir os valores devidos, o que impedirá o comprometimento do fluxo de caixa ou mesmo a interrupção das atividades em razão, caso a empresa já esteja em momento de dificuldades financeiras.

Baixo custo para a contratação

Outra grande vantagem é que a proposta para a contratação tende a ser bastante acessível, embora isso possa variar de acordo com o setor de atuação da empresa e risco verificado. Considerando as consequências de um acidente para a organização, o custo-benefício fica ainda maior, pois serve para blindar o patrimônio da contratante.

Motivação e retenção de funcionários

Como já mencionado, uma empresa é reflexo de seus trabalhadores, e ser parte de um seguro de vida em grupo pode contribuir substancialmente para o engajamento dos profissionais. Será notável que a empresa possui preocupações com o bem-estar deles e seus familiares.

Montar uma boa equipe também não é uma tarefa tão simples, e reter bons profissionais é uma necessidade para muitas empresas, tendo em vista que alguns são bastante disputados no mercado. Nesse caso, o ambiente de trabalho e os benefícios, como o seguro de vida em grupo, pode representar um fator relevante para a permanência do profissional.

Benefícios para empresa e funcionários

Para a empresa, o seguro pode representar ainda vantagens fiscais, como redução nos valores a serem pagos a título de imposto de renda. Por falar nesse imposto, ele também não incidirá sobre a indenização do seguro.

Há ainda uma outra vantagem para o funcionário, que é o tratamento dado pela legislação, que o distingue da herança. Isso quer significar que a indenização não poderá ser destinada ao pagamento de débitos do segurado. O valor será todo revertido para ele ou para seus familiares.

Para gozar desses benefícios, é importante contar com uma assessoria especializada nesse tipo de apólice e com ampla credibilidade. Esses e outros atributos são oferecidos pela Multirisco, que figura como a melhor opção!

Agora que você conhece as vantagens do seguro de vida em grupo, entre em contato conosco! Estamos à disposição para ajudá-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.