3 vantagens de contratar o seguro responsabilidade civil de eventos! 3 vantagens de contratar o seguro responsabilidade civil de eventos!
3vantagensdecontrataroseguroresponsabilidadecivildeeventos

3 vantagens de contratar o seguro responsabilidade civil de eventos!

Organizar eventos é uma atividade que está exposta a vários impasses. Produzir e organizar festas, shows, palestras, casamentos e formaturas, nos quais estão envolvidos equipes de filmagem, fotografia, maquiagem, música, motoristas e convidados, requer uma proteção específica que cubra a companhia que está realizando o evento. Nesse caso, o seguro responsabilidade civil de eventos pode ser a solução.

Pensando nisso, mostraremos neste post por que é necessária a contratação de um seguro de responsabilidade civil de eventos, além de destacar como funciona esse processo e as vantagens dessa proteção. Confira o nosso conteúdo a seguir e boa leitura!

O que é o seguro de responsabilidade civil de eventos?

As atividades que são praticadas em eventos, independentemente da sua modalidade, podem impactar os indivíduos participantes. Todavia, esse impacto pode ser negativo em algumas ocasiões, como nos casos de danos materiais ou corporais em terceiros, por exemplo.

Ainda que a ação não tenha ocorrido de propósito, é necessário reparar o dano causado e, para que isso ocorra, é realizado o pagamento de indenizações. Dessa forma, todo o prejuízo causado por terceiros fica sob a responsabilidade de quem provocou, seja por imprudência, imperícia, erro ou omissão.

E é nesse contexto que se estabelece o seguro de responsabilidade civil de eventos, que é um serviço de garantia que realiza o pagamento de indenizações e cobre os danos causados a terceiros, além dos custos com advogados.

Assim, nos casos em que a organização do evento for considerada culpada por algum dano causado a algum indivíduo, o seguro para eventos é acionado e realiza todas as reparações devidas.

Como o seguro para eventos funciona?

O seguro de responsabilidade civil de eventos é contratado por meio de uma corretora de seguros, e tem diversas modalidades e preços. Os valores variam de acordo com o interessado, o evento a ser realizado, o potencial risco para os participantes etc.

A partir de alguns dados analisados pela corretora, é apresentada para a empresa interessada as melhores opções para o evento. Após, é definido o valor do prêmio e assinado o contrato com a seguradora. Caso ocorra algum impasse que provoque danos para terceiros e sendo provada sua responsabilidade, o seguro arca com o pagamento das indenizações no limite estabelecido no contrato.

O seguro de responsabilidade civil de eventos funciona nas hipóteses de atividades ou omissões de uma companhia provocarem danos materiais ou físicos para outras pessoas; se uma falha no serviço causar esse dano ou em ocasiões de imprudência e erro.

Um ponto que merece ser destacado é que o seguro cobre apenas os danos cometidos sem má-fé. Isto é, se for comprovada a intenção de prejudicar a vítima, a seguradora não se responsabiliza pelos prejuízos causados.

Quais são as vantagens do seguro para eventos?

São inúmeras as vantagens na contratação de um seguro de responsabilidade civil de eventos, principalmente para a empresa que está organizando um determinado evento. Dentre elas:

1.Preparação para imprevistos

Toda empresa que organiza eventos busca estruturar o negócio da melhor forma possível para os seus convidados e demais envolvidos. Porém, alguns imprevistos podem interferir o evento, inclusive sujeito a não realização, seja pela falta de algum participante ou pelas condições climáticas adversas.

Diante desses imprevistos que podem interferir a realização do evento, a companhia responsável deve restituir os convidados participantes de todos os danos, além de todos os colaboradores. Com a presença de um seguro de eventos, nesses casos, não há preocupação.

A empresa que realizará o evento faz a proteção que envolve esses tipos de imprevistos e fica prevenido que, caso algum problema ocorra, haverá a devida cobertura dos dispêndios assumidos pela empresa seguradora.

2.Maior tranquilidade aos realizadores do evento

Quando um determinado evento é estruturado, umas das maiores preocupações dos idealizadores é que todos os participantes aproveitem positivamente tudo que for oferecido. Todavia, são diversos os casos em que pode acontecer acidentes e impasses que atrapalham essa experiência agradável.

Esses acontecimentos podem tirar o foco dos organizadores para o que realmente importa. E é nesse aspecto que o seguro de eventos se estabelece, dando maior tranquilidade para a execução do negócio, tendo os organizadores a ciência de que os prejuízos serão cobertos pela seguradora.

3.Proteção a danos causados por terceiros

A vantagem mais utilizada pelas empresas que contratam o seguro de responsabilidade civil de eventos é a possibilidade de cobertura referente a indenizações por danos físicos ou materiais causados sem má-fé a terceiros.

Com esse benefício, o seguro pode ser acionado de forma imediata, custeando os gastos que forem necessários para reparar o acidente ou prejuízo sofrido. Além disso, evita-se problemas judiciais para o pagamento da indenização.

Como contratar esse tipo de seguro e para quem ele costuma ser indicado?

O seguro responsabilidade civil de eventos é indicado para as empresas e profissionais liberais que realizarão alguma cerimônia para diversos participantes, seja festivo ou com fins comerciais. Ainda que capacitadas, as companhias estão sempre sujeitas a cometer falhas, causando prejuízos para as pessoas.

E para contratar esse serviço é bem simples: basta que a organização do evento procure uma seguradora especializada e de excelência, que analisará o caso e o melhor valor para cobrir o negócio. Para que a análise seja feita, a empresa deve apresentar o projeto detalhado do evento para a seguradora, que responderá em até 15 dias, podendo aprovar ou não o risco. Com a instalação completa do evento, o seguro realiza uma inspeção completa do espaço, avaliando todos os equipamentos, materiais e sinais de emergência.

Portanto, o seguro responsabilidade civil de eventos é fundamental para que as empresas organizadoras tenham a segurança e o conforto de que eventuais prejuízos podem ser solucionados com maior facilidade, principalmente para o patrimônio dos idealizadores e o bem-estar dos participantes.

Se este conteúdo foi útil para você e despertou o interesse na contratação de um seguro responsabilidade civil de eventos, conheça agora a cobertura completa oferecida pela Multirisco, empresa de excelência e melhor alternativa do mercado de seguros para eventos, atendendo de forma rápida as determinações de pagamentos de indenizações ou cobertura de danos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.