Por que a empresa deve cuidar bem da saúde dos colaboradores? Por que a empresa deve cuidar bem da saúde dos colaboradores? - Blog Multirisco
porqueaempresadevecuidarbemdasaudedoscolaboradores

Por que a empresa deve cuidar bem da saúde dos colaboradores?

Diversos são os processos e atividades que fazem parte e devem ser cumpridos na rotina da empresa. E um ambiente com tanta pressão para o cumprimento de objetivos e metas pode afetar diretamente a saúde dos colaboradores, gerando impactos na integridade física, bem-estar e demais aspectos relacionados ao âmbito físico e mental, principalmente em época de pandemia provocada pela Covid-19.

Sendo assim, é indispensável elaborar boas práticas capazes de eliminar os riscos de problemas que possam prejudicar a equipe e, dessa forma, manter os integrantes mais engajados e produtivos. Quer saber quais são os benefícios de cuidar bem da saúde dos colaboradores? Então, continue a leitura para descobrir!

Aumenta a produtividade

Um profissional desmotivado não se preocupa em alcançar os objetivos e metas da organização, ficando cada vez mais improdutivo. Também, atrapalha a qualidade dos serviços e atendimento ao cliente.

Contudo, quando a empresa demonstrar que se preocupa com a saúde do seu time, os funcionários se sentem valorizados, percebendo a relevância do seu trabalho nos resultados do negócio por meio do recebimento de benefícios, caso atinja os resultados propostos, ambiente laboral saudável, comunicação efetiva entre líderes e liderados, entre outros. Tudo isso colabora para o aumento de sua motivação e, consequentemente, produtividade.

Melhora a satisfação da equipe

Implementar ações que mantêm os colaboradores engajados e comprometidos é uma tarefa desafiadora. No entanto, manter boas práticas que deixem todos satisfeitos gera impactos diretos e aprimoramento contínuo, tanto para a empresa quanto para os profissionais.

Minimiza faltas e afastamentos

Funcionários cansados, estressados e desmotivados costumam faltar mais ao trabalho, tendo como causa a falta de vontade de comparecer ou problemas de saúde. Dias de trabalho com muitas pessoas ausentes geram prejuízos pela má distribuição das tarefas e falhas na execução dos processos devido ao excesso de trabalho causado aos presentes.

Por esse motivo, o ideal é criar boas ações ligadas à manutenção da saúde como forma de incentivá-los, reduzindo esse índice e realizando uma melhor gestão de presença dos membros do time.

Gera bem-estar e qualidade de vida

O investimento na saúde dos funcionários é uma estratégia que proporciona lucros tanto para a organização quanto para a equipe. Isso ocorre pelo fato de ser uma prática de prevenção, mantendo todos saudáveis e, assim, diminuindo o surgimento de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e custos que esses problemas podem causar.

Sendo assim, não há dúvidas sobre a inserção dos colaboradores em programas de bem-estar na empresa, melhoria da saúde e aumento da produtividade.

Diminui a rotatividade

O alto índice de turnover é outro aspecto que pode afetar bastante a empresa negativamente, tendo em vista que o gasto de realizar treinamento e capacitação de novos funcionários com frequência é bastante oneroso. Outra questão é que a troca constante de integrantes do time torna os processos menos produtivos e mais lentos.

Dessa forma, é fundamental cuidar da saúde dos profissionais que têm interesse em permanecer na empresa, oferecendo um ambiente agradável, com equipamentos e manutenção em dia, EPIs disponíveis, entre outras medidas que façam com que se sintam valorizados, atuando na organização por mais tempo.

Como pode perceber, cuidar bem da saúde dos colaboradores pode gerar uma série de vantagens tanto para a empresa quanto para o time. Contudo, é preciso acertar nas estratégias empregadas, como elaborar um bom plano de carreira, oferecer benefícios, dar suporte psicológico, disponibilizar feedbacks construtivos, além de contratar um seguro de vida que vai garantir tranquilidade ao profissional e seus dependentes nos casos de doenças graves, incapacidade temporária acidental, invalidez funcional ou laboral permanente.

Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite a sua visita no blog para conhecer um passo a passo para contratar seguro de vida em grupo para sua empresa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.