Saiba como reduzir riscos ao participar de licitação Saiba como reduzir riscos ao participar de licitação
Ir para o conteúdo
logo
  • Início
  • Site
  • Fale Conosco
logo
  • Início
  • Site
Fale Conosco
logo
saibacomoreduzirriscosaoparticipardelicitacao
Por Multirisco
  • Seguro Garantia Contratual
19 de dezembro de 2019 Atualizado em 3 de fevereiro de 2021
6 minutos para ler

Saiba como reduzir riscos ao participar de licitação

A licitação é um negócio que pode gerar uma grande oportunidade de crescimento para o faturamento de uma companhia. Em contrapartida, existem riscos ao participar de licitação, e se algo der errado durante a execução das atividades o custo pode se elevar consideravelmente em relação ao retorno obtido com o contrato.

Existem diversas abordagens que podem ser realizadas com o intuito de proteger a empresa que está prestes a entrar em um processo de licitação. Pensando nisso, mostraremos neste post como reduzir riscos ao participar de licitação, com informações úteis e relevantes sobre o assunto. Acompanhe o nosso conteúdo a seguir e boa leitura!

Qual o papel da licitação?

A licitação está intimamente relacionada aos bons costumes da administração pública. É necessário que se use o processo licitatório em todas as compras, não apenas pela exigência da lei, mas primordialmente pelos princípios que devem reger toda a gestão do Estado.

A licitação é um processo aberto a todas as companhias e pessoas, o que respeita o princípio da igualdade ou isonomia. E é claro que não é justo que alguns indivíduos tenham vantagens em um processo de licitação.

Dessa forma, é necessário dar tratamento igual a todos os interessados em fornecer seus serviços ou produtos para a administração pública. Além disso, de acordo com o princípio da publicidade, a licitação deve ser pública e acessível, permitindo o ingresso democrático a todos, com justa concorrência.

Por que podem ocorrer riscos?

Todas as atividades que envolvem um negócio podem trazer um risco, de nível menor ou maior. No caso das licitações, o processo está inserido em um ambiente de vários riscos que, se não organizados de maneira eficiente, podem comprometer significativamente as metas definidas pelos responsáveis.

Como consequência, cada decisão que é planejada para ser executada altera substancialmente a possibilidade da ocorrência de eventos incertos e futuros e, além disso, diminui ou aumenta os riscos aos quais a empresa se expõe. E tudo depende do nível de risco que a sociedade está disposta a assumir.

Nesse contexto, é fundamental observar a gestão de riscos, que é um conjunto de atividades organizadas e criadas com o objetivo de analisar, tratar, avaliar e coordenar riscos. É um procedimento que visa a proteção da licitação quanto ao alcance das metas.

Tendo em conta que toda licitação se divide em etapas, como planejamento, seleção do fornecedor e gestão do contrato. O controle de riscos precisa ter a capacidade de identificar eventuais prejuízos em cada uma dessas fases, calcular a possibilidade de sua ocorrência e respectivas influências, definir ações moderadoras e as responsabilidades dos envolvidos no processo.

Como reduzir ou evitar esses riscos?

Após a realização de todas as etapas de regularização e cadastramentos de dados para a licitação, certamente a companhia estará apta a fornecer os seus produtos ou serviços para a administração pública. Todavia, é necessário ter cautela, organização e disciplina, para que os riscos sejam mínimos.

É primordial entender o intuito da licitação, calcular os valores, avaliar os prazos, as normas, penalidades e multas, pois são diversos fatores que influenciam os níveis de risco na participação de um processo licitatório.

Assim, após a empresa decidir se participará ou não de uma licitação, é relevante observar alguns fatores que podem contribuir para diminuir a exposição ao risco:

  • analisar a capacidade produtiva e de entrega, pois os prazos podem ser curtos para desenvolver e apresentar o material ou serviço;
  • antecipar eventuais imprevistos, já que empecilhos podem ocorrer a qualquer momento, como fenômenos naturais que prejudicam a produção. Nesses casos, a empresa precisa se preparar para suprir a falta de recursos e cumprir o prazo de entrega;
  • entender quais são os custos diretos e indiretos, pois nos casos de transporte de produtos, por exemplo, o custo pode ser bastante elevado se a empresa se localiza em Curitiba e participa de uma licitação no Amazonas. Portanto, não se pode desprezar esses fatores;
  • compreender exatamente o que o edital está requerendo, já que às vezes as empresas não entendem a quantidade real do serviço ou produto a ser entregue. É necessário ponderar se a companhia tem condições de alterar alguma coisa, caso a outra parte não aceite o que está disponível;
  • avaliar o preço mínimo para a oferta, se cobre todos os custos para a produção do objeto da licitação. Além disso, a margem de lucro e o fluxo de caixa devem ser considerados nesse cálculo, para proteger a empresa;
  • observar eventuais atrasos no pagamento, pois se comprometer o desenvolvimento de todo o negócio, trata-se de um risco que poderá levar a sua companhia a um grande prejuízo, afetando a saúde financeira e gerencial;
  • ponderar se o fornecimento exigirá outros custos com a contratação de mais colaboradores ou qualquer tipo de material. É necessário observar se a empresa conseguirá se comprometer com a entrega sem prejudicar a rotina de produção;
  • é relevante executar a entrega do objeto da licitação sem que a capacidade produtiva seja comprometida, isto é, sem que o estoque da empresa se esvazie. Exceto nos casos em que as licitações são a principal fonte de lucro da empresa, é necessário observar o estoque de produtos, para que as vendas prossigam após a licitação;
  • em alguns casos, a administração pública pode atrasar com os pagamentos por diversos motivos, sejam eles burocráticos ou internos. Compreender os passos para receber o dinheiro é fundamental, bem como se o órgão está pagando em dia, e de quanto tempo pode ser o atraso. Entender a realidade daquele que efetuará o pagamento da licitação, permite um maior preparo nas finanças da empresa.

Uma medida interessante que precisa ser observada é o seguro garantia, que visa assegurar que o cumprimento da licitação será alcançado, nos termos do contrato. Essa modalidade de seguro está caminhando para se tornar exigência nos editais.

Portanto, são diversos pontos que precisam ser observados para reduzir os riscos ao participar de licitação. Cada detalhe analisado poderá comprometer o sucesso do processo, e as empresas organizadas nesse sentido obtém uma enorme vantagem.

Se você curtiu o nosso conteúdo e está analisando a possibilidade de ingresso em uma licitação, entre em contato com a Multirisco, que é especialista no mercado de seguros corporativos, e conheça todos os nossos serviços!


Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados
saibatudosobreoseguroriscosdeengenharia
  • Riscos de Engenharia

Saiba tudo sobre o seguro riscos de engenharia

29 de outubro de 2019 LER MAIS

Fale o que você pensa Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos populares

  • erroformaleerromaterialemlicitacaocomoproceder
    • Seguro Garantia Contratual
    Erro formal e erro material em licitação: como proceder?
  • comofazerumcontratoconfira4dicasessenciais
    • Seguro Garantia Contratual
    Como fazer um contrato? Confira 6 dicas essenciais!
  • entendacomoelaborarummodelodepropostaparalicitacao
    • Seguro Garantia Contratual
    Entenda como elaborar um modelo de proposta para licitação

Últimos Artigos

  • comoganharumalicitacao4dicasquevocenaopodeperder
    • Seguro Garantia Contratual
    Como ganhar uma licitação? 4 dicas que você não pode perder
  • seguroparaempresas3tiposqueseunegocionaopodedeixardeter
    • Seguro Garantia Judicial
    Seguro para empresas: 3 tipos que seu negócio não pode deixar de ter
  • segurogarantianaexecucaofiscalcomoajudaasuaempresa
    • Seguro Garantia Judicial
    Seguro garantia na execução fiscal: como ajuda a sua empresa?
logo
Feito por