Já ouviu falar em seguro garantia de retenção de pagamento? Já ouviu falar em seguro garantia de retenção de pagamento? - Blog Multirisco
jaouviufalaremsegurogarantiaderetencaodepagamento

Já ouviu falar em seguro garantia de retenção de pagamento?

Existem alguns contratos que apresentam a previsão de retenção de pagamento, o que pode gerar impactos no orçamento. Para evitar que isso ocorra, é importante buscar soluções estratégicas eficientes, como o seguro garantia de retenção de pagamento — do inglês retention of payment bond.

Isso porque se trata de uma ferramenta de indenização de possíveis danos provocados por inadimplência do tomador, que é aquele responsável por disponibilizar o produto ou serviço contratado e pelo pagamento do montante do seguro.

Quer entender melhor como esse instrumento funciona e seus principais benefícios? Então, continue a sua leitura!

Como o seguro garantia de retenção de pagamento funciona?

Esse tipo de seguro tem a finalidade de assegurar o cumprimento dos prazos e das quantias estabelecidas em contrato. É bastante usado na contratação de serviços, construção de bens, licitações em concorrências públicas, entre outros. Em todo caso, a responsabilidade pela contratação é do tomador, sendo o contratante o maior beneficiário da apólice.

Para entender melhor como ele funciona, é importante saber que, no decorrer da execução de um contrato, é muito comum que seja pactuado entre as partes envolvidas o pagamento de uma quantidade de parcelas específicas.

Então, ao quitar cada parcela, o contratante pode requerer que haja a retenção de um percentual com o intuito de receber uma indenização e a garantia de cumprimento do acordado por parte do tomador (fornecedor). Dessa forma, o seguro é usado para substituir essas retenções de pagamentos, garantindo que o segurado receba o valor financeiro devido, mas sem realizar descontos nas faturas de quitação de contrato.

Quais são os principais benefícios da sua contratação?

Entre os principais benefícios obtidos ao contratar esse tipo de seguro, estão:

  • assegura que o contratante vai receber as parcelas de pagamento sem retenções previstas em contrato;
  • gera segurança para as partes;
  • garante o cumprimento do contrato;
  • reduz os impactos financeiros;
  • minimiza a necessidade de eventuais empréstimos;
  • propicia a manutenção e o controle do fluxo de caixa.

Como utilizar o seguro garantia de retenção de pagamento?

O seguro garante a indenização até o montante da garantia definido na apólice, dos prejuízos gerados pelo inadimplemento das obrigações a serem cumpridas pelo tomador, originárias da substituição de retenções de pagamento estipuladas no contrato pactuado com o segurado e substituídas por essa nova apólice.

Como dissemos, nesse tipo de contrato é retida uma quantia sobre cada fatura para manter o seu cumprimento. No entanto, essa medida reduz a entrada de dinheiro no fluxo de caixa do contratado, gerando impactos diretos no capital de giro e aumento no valor dos serviços e bens contratados. Então, com a contratação do seguro, essa retenção pode ser substituída por uma apólice, e o tomador pode receber o montante da parcela de forma integral.

O seguro garantia de retenção de pagamento é uma alternativa bastante útil e segura. Nesse caso, o ideal é contar com uma parceira de confiança, como a Multirisco. Somos referência no assunto e temos como propósito facilitar a contratação de seguros por meio de um atendimento humanizado e tecnologia em todo o país.

Quer conhecer melhor sobre os serviços oferecidos pela Multirisco e como podem ajudar você? Então, entre em contato para esclarecer suas principais dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.