Seguro de responsabilidade profissional (D&O): entenda o que é! Seguro de responsabilidade profissional (D&O): entenda o que é!
seguroderesponsabilidadeprofissionaldoentendaoquee

Seguro de responsabilidade profissional (D&O): entenda o que é!

Os seguros são ferramentas de prevenção que garantem às empresas, maior estabilidade e controle. Um gasto relativamente pequeno possibilita que eventos inesperados sejam absorvidos, sem causarem grandes danos. Por isso o seguro de responsabilidade civil profissional é tão importante e amplamente utilizada no universo corporativo.

A responsabilização de executivos e colaboradores pode gerar gastos astronômicos na reparação de danos a terceiros, complicando o desenvolvimento dos negócios. Nesse texto, vamos explicar tudo que você precisa saber para se decidir pela contratação. Continue a leitura e saiba como proteger a sua empresa!

O que é a responsabilidade civil profissional?

Pode acontecer, durante o exercício das atividades da empresa, que ocorram falhas. Essas falhas podem levar a infrações e consequentes danos a terceiros. Em regra, a responsabilidade de reparação recai sobre a pessoa jurídica, mas existem casos em que as pessoas responsáveis pela gestão e tomada de decisões podem ser responsabilizadas diretamente.

Em situações assim, caberá à pessoa indicada judicialmente como autora do fato que deu origem ao dano, reparar os prejuízos. No ordenamento jurídico brasileiro isso é possível em diversas situações. Os gestores e líderes podem, mesmo agindo sem intenção no momento da tomada de decisão, serem forçados a arcar pessoalmente por danos causados pelas empresas.

Diretores e Executivos (D&O)

A sigla D&O vem da abreviação das palavras directors e officers em inglês, que podem ser traduzidas como diretores e executivos, respectivamente. Para a contratação do seguro são, independentemente da posição que ocupam, aquelas pessoas com poder decisório. Podem ser líderes, gestores de área ou até mesmo os proprietários de uma empresa.

Como a despersonalização da pessoa jurídica e a determinação de responsabilidade civil estão diretamente ligadas à hierarquia e a autonomia de decisão nas empresas, as pessoas com esse tipo de função são aquelas sobre as quais podem recair o dever de reparar pessoalmente danos causados, eventualmente, a terceiros.

Para que serve o seguro?

O seguro serve para garantir que, em caso da necessidade de reparação de danos, por parte de pessoas físicas, em razão de infrações cometidas pela empresa, haja um determinado valor coberto em apólice. Assim os executivos não precisam responder com o patrimônio pessoal e a empresa consegue diminuir o impacto financeiro e à sua imagem.

Na contratação do seguro existem diversos tipos de situações e circunstâncias que podem ser incluídas na apólice. Podem estar previstas as despesas com advogados na defesa em processos judiciais, multas e penalidades, pagamentos de danos morais e patrimoniais, entre várias outras questões. Mas, porque a empresa deveria se preocupar com isso?

Riscos da atividade profissional

Ao exercer uma função de direção, liderança ou gestão, a tomada de decisões precisa ser rápida e pautada apenas no melhor interesse da empresa. Isso, em alguns momentos, pode ser arriscado e situações impensáveis podem acontecer repentinamente deixando exposto o executivo e a empresa. O seguro de responsabilidade profissional ameniza a pressão sobre os gestores.

Quando oferece esse tipo de seguro, a empresa garante aos seus administradores que o exercício de sua atividade profissional não colocará em risco o próprio patrimônio. A tomada de decisões é inerente à gestão dos negócios e, sem o seguro, o executivo sofre muita pressão e fica exposto a muitos riscos. É uma proteção que todos preferem.

Quando ele é necessário?

O seguro de responsabilidade civil profissional é indicado para profissionais de diversos ramos e cobre despesas bastante diversificadas. Algumas companhias oferecem proteção inclusive para a própria empresa, nos termos e condições da apólice. A proteção ainda pode incluir a despesa com danos morais decorrentes da relação trabalhista como assédio, discriminação e invasão de privacidade.

Segundo João Fontes, gerente de linhas especiais da AIG Seguros: “O seguro de D&O se tornou uma importante ferramenta de proteção do administrador, não somente pelo aumento do risco tributário, mas também porque há outros tipos de exposições que o seguro pode proteger, como responsabilidade pessoal dos administradores por problemas ambientais, regulatórios, previdenciários, trabalhistas, para citar alguns. Logo, ele deve ser contratado por empresas, independente de seu porte e segmento.”.

Como contratar?

Para contratar você deve contar com o suporte de uma empresa especializada. Com a assessoria adequada é possível encontrar produtos que tenham um preço relativamente baixo e grande abrangência. Assim você saberá qual seguro de responsabilidade civil, melhor se enquadra nas suas necessidades.

As empresas especializadas em seguros corporativos são mais indicadas, pela experiência com demandas empresariais. É preciso ter conhecimento sobre a necessidade da empresa e, também, sobre as opções disponíveis no mercado, para conseguir tirar melhor proveito das possibilidades de proteção que esse tipo de seguro oferece.

Que empresa de seguros escolher?

Na hora de escolher é preciso considerar a experiência e especialização da empresa. É importante que ela tenha como parceiras grandes seguradoras. Somente assim ela poderá oferecer as melhores opções de produtos. No seguro de responsabilidade civil profissional é preciso ser muito criterioso.

Uma empresa, reconhecida e com clientes relevantes, tem mais credibilidade e confiabilidade do mercado e dos profissionais. A agilidade do atendimento é outro item fundamental. É preciso que ele seja rápido e que tenha à disposição, profissionais especializados e com a capacidade de responder às necessidades da sua empresa.

A Multirisco

Todas essas qualidades você encontra na Multirisco. Uma empresa confiável, que possui uma gama bastante variada de produtos, oferece facilidade para a contratação, assessoria especializada e economia. Ela ainda oferece os serviços de assessoria jurídica e contábil na obtenção de limite de crédito para garantias e redução de taxas sem custo adicional.

A parceria de mais de trinta companhias seguradoras, entre as mais reconhecidas e renomadas do mercado, a Multirisco é uma opção segura para quem precisa desse tipo de proteção.

O seguro de responsabilidade civil profissional é uma tranquilidade com a qual os gestores, administradores e as próprias empresas precisam contar para ter maior controle sobre os riscos da sua operação, além a confiança na tomada de decisões. Basta escolher uma empresa sólida e com amplo conhecimento sobre o assunto.

Conte com essa proteção para os seus negócios ou para você mesmo. Entre em contato com a Multirisco e encontre o seguro de responsabilidade civil profissional que melhor se adapta às suas necessidades. É uma excelente oportunidade de garantir a previsibilidade dos seus gastos e a saúde das finanças!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.