Entenda a importância da responsabilidade civil ambiental! Entenda a importância da responsabilidade civil ambiental!
entendaaimportanciadaresponsabilidadecivilambiental

Entenda a importância da responsabilidade civil ambiental!

O cuidado com o meio ambiente não é algo recente no âmbito empresarial. Afinal, caso uma companhia não tenha responsabilidade civil ambiental, caberá aos causadores do dano o pagamento de indenizações e outras penalidades.

O fato é que, mesmo com a execução de atividades seguras, o risco ambiental pode estar presente em qualquer negócio. É por isso que é necessário ter precaução, e o seguro responsabilidade civil ambiental pode ser uma opção para proteger essas organizações.

Pensando nisso, destacaremos neste post informações relevantes que você precisa saber sobre a responsabilidade civil ambiental e como garanti-la. Confira o nosso conteúdo a seguir e boa leitura!

Quais são os principais riscos ambientais?

As empresas têm se preocupado cada vez mais com os riscos ambientais, e esse fato pode afetar qualquer tipo de negócio. A partir disso, é relevante conhecer um pouco mais sobre os principais riscos ambientais.

Os riscos ambientais podem ser classificados em agentes físicos, químicos ou biológicos, que podem acarretar em danos à saúde dos colaboradores e demais envolvidos que estejam próximos da empresa que causar o problema. Assim, podemos citar alguns exemplos desses riscos:

  • agentes físicos: são os ruídos elevados, pressões fora do comum, vibrações, temperaturas altas, radiações, dentre outros;
  • agentes químicos: são as substâncias que causam danos às pessoas, como gases, vapores, poeiras, fumos, neblinas e outros que podem ser absorvidos pelo corpo humano;
  • agentes biológicos: são seres vivos que se espalham com eficiência, como os vírus, bactérias, parasitas, protozoários etc.

O que é o seguro de responsabilidade civil ambiental?

Como forma de mitigar esses eventuais problemas ambientais que podem ocorrer com qualquer empresa, o seguro ambiental pode ser uma boa alternativa. Dessa forma, o seguro garante a responsabilidade civil de uma organização pelos eventuais problemas causados por vazamento, poluição ou vazamentos de produtos perigosos que afetam o meio ambiente.

Ademais, essa modalidade pode ser contratada de forma simples e rápida, além da presença de especialistas que acompanharão o processo de eliminação e limpeza dos resíduos e, caso haja necessidade, de advogados e engenheiros.

A lei brasileira garante que, mesmo que não haja a intenção de causar o dano, a companhia responsável por esses problemas negativos deve indenizar terceiros e recompor o ambiente danificado.

Um exemplo da aplicação desse seguro seria no caso hipotético de uma organização que deseja transportar algum agente químico para compor o desenvolvimento de um produto e, para isso, contrata uma transportadora terceirizada. Caso o caminhão contratado sofra algum acidente e a substância contamine o meio ambiente, o contratante também deve pagar indenizações.

Porém, a contratação do seguro de responsabilidade civil ambiental possibilita a cobertura desse tipo de situação, além de desmatamento, excesso de gases, resíduos, rompimento de barragem etc.

Como o seguro de responsabilidade civil ambiental funciona?

Para que uma companhia qualquer possa realizar a aquisição de um seguro de responsabilidade civil ambiental, é necessário que ela esteja regularizada com as licenças ambientais, documentos de vistoria do Corpo de Bombeiros e demais dados que a seguradora possa solicitar.

Além disso, a seguradora verificará os potenciais danos ambientais que a companhia pode estar exposta. Geralmente, esses riscos podem ser descritos da seguinte maneira:

  • ecológico: é o risco que se caracteriza pela devastação total ou parcial de elementos naturais do meio ambiente;
  • individual: é o dano que danifica interesses de terceiros, garantindo para a pessoa violada uma indenização pelo prejuízo patrimonial ou moral;
  • imediato: é aquele que produz efeito negativo no instante em que a ação ocorre, como nos casos de vazamento de substâncias em um lago, que pode eliminar a fauna e flora local;
  • histórico: é um dano que ocorreu há bastante tempo mas continua danificando o meio ambiente de forma recorrente;
  • futuro: é aquele que não produz efeito imediato, mas pode gerar riscos futuros ou ter os seus efeitos prolongados com o tempo.

Qual a cobertura do seguro?

Geralmente, as seguradoras que oferecem o seguro de responsabilidade civil ambiental para as empresas interessadas incluem na sua cobertura as seguintes vantagens:

  • restauro de danos corporais;
  • reconstituição, reposição ou conserto de danos materiais causados a bens imóveis ou móveis;
  • vazamento de substâncias ou combustíveis do veículo terceirizado contratado pela empresa;
  • limpeza, descontaminação ou controle da região danificada;
  • análise de risco, investigação detalhada das causas do dano ambiental, avaliação preliminar do problema e confirmação do risco;
  • cuidado, eliminação ou transporte dos resíduos que danificaram o ambiente;
  • execução de medidas relevantes para remediar o problema ambiental na área poluída ou contaminada;
  • pagamento da indenização de lucros cessantes ou perdas financeiras incorridas por indivíduos;
  • despesas que a empresa que danificou o meio ambiente deve tomar para evitar outros riscos ou no caso da ocorrência de sinistro;
  • custas com advogados e com um eventual processo judicial;
  • atendimento de emergência com profissionais especialistas no assunto.

Quais são as vantagens de contratar esse seguro?

As vantagens da contratação de um seguro de responsabilidade civil ambiental não são, em vários casos, perceptíveis de forma imediata em comparação com outras modalidades, por isso diversas organizações ainda não compreendem sobre a relevância desse serviço.

Todavia, o seguro ambiental é fundamental para atender às necessidades de estruturação de risco da organização, fornecendo auxílio consultivo por profissionais de excelência, prevenção das perdas, além de ajudar a empresa na mensuração de eventuais danos ambientais envolvidos em negociações diversas com outras empresas.

O serviço tem também o benefício de estar ordenado com todos os termos técnicos relacionados com a legislação ambiental brasileira, por isso também é um grande parceiro na proteção da natureza, visto que ajuda a empresa a seguir todas as regras.

Portanto, o seguro de responsabilidade civil ambiental é um serviço fundamental para todas as empresas, pois os danos ao meio ambiente podem afetar qualquer tipo de setor de negócios. Estar amparado com essa modalidade de seguro possibilita uma maior tranquilidade para que os gestores possam desenvolver os seus serviços de forma qualificada e sem preocupações.

Se você curtiu o nosso conteúdo e se interessou pelo seguro de responsabilidade civil ambiental, entre em contato com a Multirisco e conheça a seguradora que é a melhor opção para uma tomada de decisão acertada!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.