Quanto custa um seguro garantia judicial, afinal? - Blog Multirisco Quanto custa um seguro garantia judicial, afinal? - Blog Multirisco
quantocustaumsegurogarantiajudicialafinal

Quanto custa um seguro garantia judicial, afinal?

Independentemente do segmento ou área de atuação, o mercado está em uma constante evolução, buscando uma adequação de novos produtos às demandas do setor de seguros e da sociedade como um todo. Pensando nisso, preparamos um conteúdo mostrando quanto custa um seguro garantia judicial e trazendo algumas explicações sobre o assunto.

Trata-se de uma relevante modalidade, que vem ganhando espaço com uma alternativa prática, que permite substituição em relação a penhoras ou fianças bancárias em ações cíveis, trabalhistas, execuções fiscais, débitos tributários e assim por diante. Continue lendo e veja como fazer o cálculo.

Afinal, o que é o seguro garantia judicial?

O seguro garantia judicial é uma modalidade de seguro voltada, como o próprio nome já diz, para processos judiciais. Como sabemos, a justiça brasileira pode ser extremamente burocrática, o que apenas reforça a necessidade de alternativas demoradas de pagamento, como cauções, depósitos em dinheiro, penhora de bens e fianças bancárias.

São diversos os tipos de processos nos quais um seguro garantia judicial pode ser aceito, como administrativos, cíveis, criminais, trabalhistas e tributários, trazendo mais agilidade e praticidade na contratação, tanto para o potencial devedor quanto para o credor. Embora seja relativamente recente, seus benefícios têm feito com que a aceitação seja enorme.

Quais são as vantagens de fazer um seguro garantia judicial?

A grande vantagem de fazer um seguro garantia judicial é que ele afiança o pagamento dos valores que o tomador precisaria realizar nos trâmites de um processo judicial. Na prática, a seguradora garante o cumprimento de ações cíveis, trabalhistas e cautelares, até em caso de procedimentos incidentais ou de urgência, como mandados de segurança, por exemplo.

Outro benefício está relacionado com o baixo custo de investimento, especialmente quando comparado com outras formas de caução, notadamente a carta de fiança. Em um país tão burocrático quanto o Brasil, também é preciso ressaltar a grande agilidade na contratação, trazendo efetividade para todos e menos onerosidade para o potencial devedor.

O que fazer para calcular o seguro garantia?

Em linhas gerais, para calcular o seguro garantia, seria necessário o apoio de profissionais do segmento, tendo em vista que existem diversas variáveis que entram na equação e nem sempre será possível para alguém de fora do ramo compreender todos os principais fatores que poderão ou não pesar na conta.

No entanto, de uma maneira geral, podemos afirmar que um seguro garantia judicial costuma custar entre 0,2% e 3% ao ano sobre o valor que será garantido. Por outro lado, o percentual pode variar de acordo como risco de crédito da empresa ou do devedor contratante, sendo mais barato para quem apresenta mais solidez e capacidade de pagamento.

Agora você já descobriu como saber quanto custa um seguro garantia judicial. No entanto, pode ser preciso tomar alguns cuidados antes de fazer a contratação, procurando firmar parceria com seguradoras com boa solidez no setor e avaliando os valores envolvidos com o máximo de cuidado.

Quer descobrir quanto custa um seguro garantia? Está precisando fazer o cálculo de maneira simples e rápida? Então, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.