Seguro garantia de prestação de serviços: por que contratar a Multirisco Seguro garantia de prestação de serviços: por que contratar a Multirisco
segurogarantiadeprestacaodeservicosporquecontrataramultirisco

Seguro garantia de prestação de serviços: por que contratar a Multirisco

O setor de serviços é um dos mais importantes da nossa economia, além de ser o responsável por gerar renda a milhões de brasileiros. A contratação de prestadores de serviços faz parte do cotidiano, a exemplo de quando precisamos de um eletricista para resolver problemas na instalação elétrica, ou então, de um pedreiro para uma pequena reforma. Utilizar o seguro garantia de prestação de serviços torna mais tranquila a vida dos envolvidos.

Nem todo serviço demanda a contratação de uma apólice, pois algumas são extremamente simples, como uma consulta médica. Mas grandes obras e reformas demandam maior proteção às partes, pois diversos infortúnios podem acontecer e comprometer a qualidade e o tempo para a entrega, o que é bastante indesejável.

Para explicarmos melhor o que é o seguro garantia de prestação de serviços contamos com a ajuda da Aline Ferreira, que comanda o setor administrativo da Oliveira Araújo Engenharia. Confira!

O que é o seguro garantia de prestação de serviços?

Toda apólice de seguro visa proteger o segurado contra riscos futuros e incertos, mas previsíveis, por meio de coberturas predeterminadas. No caso do seguro de prestação de serviços, o contratado para realizar uma obra, fornecer equipamentos e materiais contrata a apólice como uma forma de garantir ao contratante do serviço que a obra seguirá o cronograma, ou então, será indenizado pela quebra do contrato.

Quando a contratação envolve uma empresa privada e a Administração Pública, a garantia é uma exigência legal imposta aos participantes da licitação. Em um país aonde obras inacabadas são visíveis por todos os cantos, aumentar a segurança da contratação é uma forma de inibir os prejuízos causados por uma empresa que, após a contratação, não cumpre o contrato que foi assinado.

No caso do seguro garantia, a contratação é vantajosa para empresas que participam de licitações, pois a outra opção, que é a carta fiança, é menos onerosa e mais burocrática para se obter. Isso faz com que exista uma tendência na busca por uma apólice que cumpra o requisito legal, ou seja, sirva de garantia.

Mas ela não é contratada apenas para servir de garantia nos contratos entre o setor público e o privado, sendo também um ótimo produto para contratos particulares.

Como funciona o seguro garantia de prestação de serviços?

Há mais de diversas modalidades de seguro garantia, e a destinada à prestação de serviços tem por objetivo garantir a entrega de uma obra do contratado ao contratante. O prestador de serviços que opta por contratar essa apólice tem uma imensa vantagem em relação aos concorrentes, pois demonstra a sua seriedade e vence diversas objeções de quem pretende fazer uma obra e contratá-lo.

Mas a construção civil não é o único exemplo para essa contratação. A Administração Pública e o setor privado optam cada vez por terceirizar setores, e serviços como limpeza e segurança também podem ser segurados por meio da garantia de prestação de serviços. Dessa forma, a empresa contratada, responsável por fornecer mão de obra para tais serviços assegurará que, caso o contrato seja quebrado, o contratante não ficará desamparado.

Basta pensar no transtorno que um hospital enfrentaria caso o serviço de limpeza fosse interrompido ou uma agência bancária ficasse sem seguranças. No primeiro caso, a saúde de médicos, enfermeiros e pacientes seria vulnerabilizada e, no segundo, não haveria nenhuma barreira para inibir a ação de criminosos. Da mesma forma, a prestação insuficiente também gera ameaças e pode caracterizar a quebra do contrato.

Questões como as mencionadas configuram o sinistro no caso do seguro de prestação de serviços, que são os riscos cobertos pela apólice, e a seguradora será acionada para garantir a entrega do serviço até o limite da cobertura contratada.

Isso significa que o objetivo dessa modalidade de seguro é garantir a entrega do serviço e não pagar uma indenização em dinheiro ao segurado. A indenização monetária será pertinente apenas quando não for possível a efetiva entrega do serviço, em caráter excepcional.

A verificação da quebra do contrato, para determinar se foi parcial ou total, é feita por meio de uma apuração a cargo da seguradora. É relevante apontar que nem sempre o que acontece é a quebra total, e essa apuração busca minimizar os danos, uma vez que em um outro momento a seguradora ingressará com uma ação de regresso contra o prestador para reaver os valores despendidos para suprir os problemas por ele causado.

Quais as vantagens do seguro garantia de prestação de serviços?

Tanto o setor público quanto o privado são beneficiados e algumas das vantagens já foram ventiladas nos parágrafos anteriores. A ausência da prestação de serviço adequada compromete não apenas obras, mas também outros setores da economia, que dependem do prestador de serviços para a continuidade da atividade econômica.

Dessa forma, garante que a criação e circulação de riquezas contem com maior segurança, e isso faz com que novos investimentos sejam viabilizados. O que significa que a prosperidade econômica do país como um todo é impactada por tal produto, que pode ajudar a reduzir os efeitos da crise dos últimos anos e, também, a reaquecer a economia, o que é bastante esperado.

O baixo custo da apólice também é um atrativo e uma vantagem, comparado a outros tipos de garantias. A contratação também é menos burocrática, bem como a sua renovação anual, que não está refém dos juros do mercado, como no caso da carta fiança.

Como escolher uma seguradora de confiança?

A primeira coisa é verificar se ela está autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para operar no mercado brasileiro. Caso não exista tal autorização, operará ilegalmente, que é algo esdrúxulo no caso de uma empresa do setor de seguros.

Mas não basta a autorização para funcionar, ela também precisa ter a solidez que garantirá o pleno atendimento das necessidades do contratante em caso de sinistro.

Outra questão importante é a forma de se relacionar com o cliente, pois uma empresa não pode se mostrar disponível somente até a emissão da apólice, mas também em toda a sua vigência. O esforço para solucionar os problemas para os quais ela foi contratada é imprescindível. Estar sempre à disposição do cliente é um dos principais diferenciais da Multirisco.

Agora que você sabe mais sobre o seguro garantia de prestação de serviços, aproveite e entre em contato conosco! Nós podemos e queremos ajudá-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.