Passo a passo: aprenda agora como fazer uma pesquisa de mercado Passo a passo: aprenda agora como fazer uma pesquisa de mercado
passoapassoaprendaagoracomofazerumapesquisademercado

Passo a passo: aprenda agora como fazer uma pesquisa de mercado

Ter a capacidade de corresponder aos desejos e expectativas dos clientes é fundamental para crescer e manter o desenvolvimento do seu negócio. Para isso é preciso compreender com profundidade as percepções deles sobre o seu produto e sobre as próprias necessidades. É essa a principal função de uma pesquisa de mercado.

Utilizando essa ferramenta é possível encontrar oportunidades e melhorar a qualidade do seu produto e dos seus serviços. Neste artigo você entenderá a importância da pesquisa e como realizá-la da forma mais eficiente para o seu negócio. Continue a leitura e prepare-se para realizar uma pesquisa que poderá transformar a sua empresa!

O que é uma pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado é a prática comercial de apresentar um questionário a clientes, em potencial ou atuais, para colher suas impressões sobre um determinado produto e informações que possam ser úteis para a comercialização dele. Para isso é confeccionado um formulário que deve ser respondido pelo público-alvo. Após a pesquisa os dados são consolidados.

Com base em todas as informações colhidas, inclusive sobre o perfil dos clientes, podem ser criadas ações específicas, que contarão com uma assertividade muito maior, já que são embasadas em dados. É importante que a pesquisa seja feita com critério e que o questionário seja confeccionado com bastante cuidado e atenção, para que não gere um resultado subjetivo.

Qual a sua importância

Com a realização de uma pesquisa a empresa abre uma linha direta com o consumidor e com clientes potenciais, que passam a ter liberdade para expressarem com franqueza aquilo que apreciam e o que precisa melhorar em um determinado produto. Isso cria uma boa impressão, porque demonstra atenção com a satisfação e a qualidade do atendimento oferecido aos clientes.

Além disso, com os dados colhidos na pesquisa é possível criar um perfil das pessoas que compram o seu produto, tanto genérico quanto específico. Ou seja, a empresa pode conhecer sua clientela como um grupo e também cada cliente individualmente, fazendo com que seja possível personalizar o atendimento e a oferta de produtos e criar uma ligação única com cada pessoa.

Como fazer

Para que a pesquisa tenha sucesso e ofereça dados sólidos é preciso que alguns cuidados sejam tomados. Se você tem o hábito de realizar pesquisas de mercado, confira se deixou algum item de lado. Se ainda não fez, no passo a passo a seguir você encontrará todas as informações que precisa para começar a compreender melhor o seu cliente. Então, vamos lá!

1. Defina o público-alvo

Em primeiro lugar é preciso saber exatamente com quem você está se comunicando. Todo o conteúdo e o sucesso da pesquisa dependem de que essa definição seja feita de forma correta. Pense em quais pessoas você quer ouvir. Isso depende do objetivo específico da sua pesquisa e do momento da sua empresa ou do seu produto. Na dúvida, escolha um público abrangente.

2. Escolha o tipo de abordagem

O próximo passo é definir como será feita a abordagem do seu cliente para que ele responda o questionário. Existem várias opções a se considerar. A pesquisa pode ser oferecida via mala-direta, pode ser feita no próprio caixa, um formulário pode ser entregue juntamente com o produto e até mesmo uma ligação pode ser realizada. Escolha com atenção ao seu público-alvo.

3. Determine o método de coleta de dados

A seguir você deve pensar em como será feita a coleta desses dados. Para que eles sejam melhor aproveitados é preciso que eles sejam digitalizados e inseridos em um banco de dados. Isso não significa que a pesquisa necessite ser feita digitalmente, mas considere que você precisará transferir todos os dados para uma plataforma digital em algum momento.

4. Elabore o questionário

Em seguida você precisa elaborar um questionário. O conteúdo e a forma de apresentação dele depende de vários fatores, mas o que você precisa ter em mente é que essa é uma oportunidade única. Não tenha medo de retornos negativos nem evite pontos críticos. As respostas podem te surpreender e serão, pelo menos, uma fonte de dados muito útil.

5. Inclua o processo na avaliação

Você deve oferecer um espaço no seu formulário para que a pessoa que estiver respondendo possa se manifestar livremente sobre qualquer ponto que não tenha sido mencionado na pesquisa ou para que ele avalie a própria pesquisa. Esse espaço será o que tomará maior tempo para avaliação, mas também será onde você encontrará muitas das manifestações mais valiosas.

6. Aplique o questionário

Chegado o momento de aplicar o questionário é preciso tomar cuidado para não forçar a barra. Lembre-se de que o mais importante é a sinceridade e a precisão das respostas. Oferecer algum tipo de recompensa é uma boa ideia para que o cliente tenha mais vontade de responder suas perguntas. Certifique-se de que ele receba tudo que precisa para preencher o formulário.

O uso da tecnologia

As informações obtidas a partir da pesquisa de mercado podem ser utilizadas de muitas formas para melhorar os resultados dos seus negócios. Pode ser orientando alterações no seu modelo de negócio ou no seu produto, ou como base para a aplicação de estratégias de marketing. Mas quando se tem um volume muito grande de informações, a tecnologia é indispensável.

Certifique-se de digitalizar todos os resultados e de compilá-los em um banco de dados que possibilite a consulta rápida e a filtragem dos resultados. Só assim você conseguirá tirar o melhor proveito das informações de que dispõe. Existem muitos softwares que podem ser utilizados para isso, inclusive alguns aplicativos.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta muito poderosa e que vem sendo usada em larga escala por todas as grandes empresas no mundo. Conseguir informações dos clientes é uma vantagem estratégica que você não pode desprezar. Assim é possível que você consiga atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já compram o seu produto.

Seguindo o nosso passo a passo e realizando uma pesquisa de mercado abrangente você conseguirá, certamente, melhorar os resultados da sua empresa e aumentar o faturamento. E por falar nisso, leia o nosso artigo sobre como aumentar o faturamento da sua empresa e conheça as melhores práticas para alcançar o lucro que será o motor para o desenvolvimento do seu negócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.