Cronograma de obras de loteamento: conheça agora suas etapas Cronograma de obras de loteamento: conheça agora suas etapas - Blog Multirisco
cronogramadeobrasdeloteamentoconhecaagorasuasetapas

Cronograma de obras de loteamento: conheça agora suas etapas

Existem muitas alternativas de investimento no mercado e, entre elas, um segmento que tem chamado bastante a atenção é o setor imobiliário. Seguro e com opções para os mais variados perfis, essa pode ser uma escolha interessante para você. Pensando nisso, preparamos este post falando sobre as etapas e o cronograma de obras de loteamento.

Esse tipo de projeto tem algumas peculiaridades e particularidades relevantes, cujo conhecimento adequado pode ajudá-lo a ter uma decisão mais certeira e a garantir o melhor potencial de valorização para o seu investimento. Continue lendo o artigo e aprenda mais sobre o assunto!

Topografia

A primeira parte das obras de um loteamento é a fase de topografia. Ou seja, será feita a marcação do empreendimento, com os limites da área que ele ocupará posteriormente, com as quadras, ruas e lotes. Vale ressaltar que tudo isso precisará estar em perfeita sintonia com o projeto urbanístico previamente aprovado pela prefeitura local.

Terraplanagem

A etapa seguinte do cronograma de um loteamento costuma ser a de terraplanagem. É aqui que será feito o nivelamento do solo, tendo em vista que boa parte dos terrenos disponíveis contam com desníveis e imperfeições. Poderão ser feitos aterros e escavações, além de cortes e remoção de qualquer material presente no ambiente.

Drenagem pluvial

O Brasil conta com uma elevada incidência de chuvas em muitas de suas regiões, e boa parte da população se lembra disso quando ocorrem enchentes e alagamentos. Para evitar que isso ocorra no loteamento, há a fase de drenagem pluvial. Aqui, serão criadas estratégias de escoamento por meio da construção de sarjetas, bueiros e até galerias.

Rede de água e esgoto

Via de regra, depois da fase da drenagem pluvial, as obras se voltam para outro processo indispensável, que é a etapa de instalação da rede de água e esgoto. O mais adequado é que o encanamento seja realizado lote a lote, para que o sistema fique separado para as futuras casas por meio de tubos e canos individualizados.

Pavimentação

A etapa seguinte do cronograma de obras de loteamento costuma ser a de pavimentação. Na prática, é a hora em que será feita a conformação das ruas, que começa a dar uma ideia mais clara de como será a propriedade como um todo. É aqui também que serão ajustados eventuais caimentos para a coleta de água de chuva.

Parte elétrica

Por fim, a última etapa das obras de loteamento costuma ser relacionada com a parte elétrica. É aqui que serão realizadas as instalações de transformadores, cabeamento, postes e luminárias ao longo das ruas do local. Dessa forma, a energia pode chegar aos domicílios e área comuns, com vias e espaços devidamente iluminados.

Agora que você já conheceu as principais etapas e o cronograma de um loteamento, não se esqueça da importância de contar com um seguro garantia para essas obras!

Gostou de aprender as etapas do cronograma de obras de loteamento? Quer contar com ajuda especializada, de uma empresa como grande expertise no mercado de seguros? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.