Descubra o que é um sinistro de seguro e para que serve - Blog Multirisco Descubra o que é um sinistro de seguro e para que serve - Blog Multirisco
descubraoqueeumsinistrodeseguroeparaqueserve

Descubra o que é um sinistro de seguro e para que serve

A contratação de uma apólice de seguro é algo bastante comum mundialmente. Contudo, nem sempre os termos contidos nesse tipo de documento são do conhecimento de todos. Você sabe o que é um sinistro de seguro? A atenção a esse termo e aos demais detalhes do contrato, de modo geral, faz toda a diferença na compreensão dos direitos e deveres de cada parte.

Pensando nisso, elaboramos um post para que você entenda, de uma vez por todas, o que é o sinistro de seguro, bem como sobre as ações necessárias diante de qualquer incidente. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é um sinistro de seguro?

O sinistro de seguro nada mais é do que a ocorrência de um evento previsto na apólice contratada. Uma situação que cause danos ou prejuízos a um bem segurado e, consequentemente, gere direito à indenização.

Se um indivíduo tem uma cobertura para assegurar um contrato e a empresa não consegue executar o serviço, por exemplo, o poder público vai ser ressarcido de acordo com o valor estipulado na apólice.

A principal finalidade de um seguro é proteger bens, transações, garantir a tranquilidade e a mitigação de riscos no âmbito pessoal ou empresarial. Desse modo, o sinistro de seguro pode englobar:

  • pessoas;
  • empresas;
  • imóveis;
  • bens materiais ou imateriais.

Como ele funciona?

A extensão das coberturas de um seguro pode variar de acordo com o tipo de contrato assinado e com as regras estabelecidas pela seguradora. Isto é, são diferentes de uma empresa para outra.

Assim, temos as coberturas básicas, cujo custo é mais baixo para o cliente, porém, oferecem uma cobertura menos ampla. As apólices compreensivas, que reúnem várias proteções em um único contrato. Os seguros para pessoas, voltados para sinistros que possam afetar a integridade física ou a vida.

No seguro garantia, por sua vez, o objetivo é garantir que determinados fatos impeçam que uma das partes não cumpra com suas obrigações contratuais. Como ele é aplicado em inúmeras modalidades — seguro garantia judicial, seguro garantia imobiliário, seguro garantia aduaneiro, entre muitas outras —, cada um terá os seus próprios termos e regras.

Quais tipos de sinistro fazem parte dessa cobertura?

Como mencionado, a cobertura dos sinistros depende da modalidade da apólice contratada. No caso do seguro de vida, por exemplo, algumas das principais coberturas são: a morte por causa natural, a invalidez total ou parcial por acidente, doenças graves e assistência funeral.

Já nos seguros automotivos, as previsões normalmente englobam colisões provocadas por terceiros ou pelo titular, roubos, entre outros danos sofridos pelo veículo.

Como proceder caso aconteça?

Em primeiro lugar, o contratante deve fazer um contato inicial com a seguradora, via telefone, e informar o sinistro. Assim, a empresa dará as orientações necessárias sobre os próximos passos do procedimento.

No segundo momento, é hora de formalizar a comunicação por meio de um formulário e apresentar as cópias dos documentos exigidos, tais como: cópia autenticada da certidão de óbito, cópia do boletim de ocorrência, cópia do RG e CPF. É uma etapa também influenciada pelo tipo de seguro.

Se for o caso, a empresa oferecerá os itens assistenciais previstos na apólice. As demais burocracias também são resolvidas pela seguradora.

Com tantas possibilidades nesse segmento, entender o que é um sinistro de seguro torna-se fundamental para a escolha mais acertada para o seu caso. Além disso, a busca por seguradoras com credibilidade e processos eficientes também fará toda a diferença na contratação de um serviço de segurança.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe o que é um sinistro de seguro, aproveite para conhecer as vantagens do seguro de vida em grupo empresarial!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.