Licitações de obras: quais os riscos e desafios de participar? Licitações de obras: quais os riscos e desafios de participar? - Blog Multirisco
licitacoesdeobrasquaisosriscosedesafiosdeparticipar

Licitações de obras: quais os riscos e desafios de participar?

Quem atua no setor de serviços sabe que os riscos são inerentes, mesmo em atividades menos complexas. Nas licitações de obras, como não poderia ser diferente, eles também estão presentes, por isso cabe ao participante compreender todos os detalhes do edital e vislumbrar diversos cenários que poderão ser verificados durante a contratação.

Questões práticas do desenvolvimento da obra são os primeiros que devem ser ponderados, seguido das questões jurídicas e burocráticas, sempre presentes nas contratações feitas pela Administração Pública. Criar meios para proteger o seu negócio é mais que recomendável para que uma oportunidade não se transforme em prejuízo.

Quer saber mais sobre os riscos e desafios que envolvem as licitações de obras públicas? Selecionamos os principais tópicos para que você possa participar dos procedimentos de forma exitosa. Confira!

Quais são os requisitos para participar de licitações de obras?

As obras públicas atraem muitas empresas do setor de construção civil, que enxergam nesse tipo de contratação uma ótima oportunidade para assumir empreitadas com valores elevados e que costumam significar uma excelente margem de lucro.

Para assumir uma dessas contratações são feitas diversas exigências a essas empresas, por isso podemos dizer que se habilitar para participar de licitações de maneira competitiva é o primeiro desafio a ser enfrentado. Entre as principais tarefas dessa fase estão o levantamento de certidões negativas de débitos e comprovantes de capacidade financeira e técnica para a execução de obras.

Estar apto a participar das concorrências significa que sua empresa trilhou um importante caminho para competir de forma isonômica com outras empresas, mas saiba que as disputas costumam ser muito acirradas.

Qual a legislação aplicável a tais contratações?

A Lei de Licitações sempre foi alvo de reclamações por parte de empresas e profissionais do Direito, ainda que também tenha representado uma série de avanços pela sua sintonia com a Constituição Federal. Recentemente foi sancionada uma nova Lei sobre o tema, que busca corrigir os problemas da anterior.

Adaptar-se às novas disposições é indispensável para todos que se interessam por esse tipo de contratação. Além dos dispositivos legais, os concorrentes devem analisar cuidadosamente o edital, que regulamentará o procedimento, bem como outras Normas Regulamentadoras (NRs) aplicáveis à contratação.

Estar em conformidade com todas as exigências e critérios é a melhor forma de garantir uma participação idônea, que não causará problemas à sua empresa. Aliás, estar plenamente alinhado às normas que regem as licitações e contratos administrativos é a melhor forma de proteger a sua empresa e afastar os riscos.

Como se destacar diante da concorrência?

A melhor maneira de se sobressair é justamente pelo total atendimento às regras que regem o procedimento licitatório. Para isso, você deve ter uma equipe especializada em todas as fases, como a habilitação, apresentação de propostas e, caso seja contratado, tendo à sua disposição profissionais devidamente qualificados para a execução do contrato.

Mas o que de fato vai diferenciar a sua empresa das demais é a proposta que sua empresa fará, pois é com ela que você aumentará as suas chances. Para isso, é preciso ter em mente o orçamento do ente contratante, a complexidade e os seus custos, de forma a garantir uma margem de lucro que seja atraente para você, caso seja o vencedor da licitação.

Participar de licitações de obras é sempre uma oportunidade de expandir sua empresa por meio de uma nova frente de atuação. Para isso, é bastante recomendável que o seu negócio conte com o seguro garantia oferecido por uma empresa experiente e com ampla experiência no mercado. Isso afastará diversos riscos e ajudará sua empresa a cumprir os requisitos para a contratação.

Quer saber mais sobre esse tipo de garantia? Conheça a Multirisco e saiba como podemos ajudá-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.