Garantia imobiliária: entenda como funciona esse tipo de seguro! Garantia imobiliária: entenda como funciona esse tipo de seguro!
garantiaimobiliariaentendacomofuncionaessetipodeseguro

Garantia imobiliária: entenda como funciona esse tipo de seguro!

É comum vermos na mídia notícias sobre atrasos na entrega de obras e dos transtornos causados para quem dependia da entrega do apartamento comprado na planta. A situação, que é indesejável tanto para cliente quanto para construtora, pode ser evitada por meio da contratação do seguro garantia imobiliária.

Para quem não abre mão de que o planejado se concretize da forma prevista, é uma forma de evitar transtornos relacionados ao atraso e a não entrega da obra. Usualmente, a via utilizada por quem enfrenta essa situação é a provocação do poder judiciário, o que implica em custos, morosidade e até mesmo em novos infortúnios.

Continue a sua leitura e saiba melhor como funciona a garantia imobiliária. Confira!

Como funciona a garantia imobiliária

Como todo contrato de seguro, sua finalidade é proteger o segurado contra riscos futuros e incertos, mais especificamente o atraso ou a não entrega de uma obra. Em razão do elevado número de relatos ligados a este problema, busca aumentar a confiança do consumidor que adquire um imóvel ainda na planta, para que tenha a tranquilidade de saber que a obra será entregue no prazo e condições estabelecidos no contrato assinado.

Além de tal garantia, também incidirá sobre a obra um controle rígido por parte da seguradora, que atuará de forma diligente quanto ao cumprimento de prazos e dos parâmetros que a obra deverá observar para garantir a qualidade e segurança esperada de um imóvel.

Caso não seja possível a entrega da obra na forma acordada, gera ao segurado o direito a ser indenizado pelo atraso ou pela não entrega da unidade, até o valor fixado na apólice.

Como funciona a contratação

Na garantia imobiliária, o segurado é o consumidor, ou seja, o adquirente do imóvel. Por sua vez, o construtor ou incorporador do imóvel figura no contrato como tomador. A garantia imobiliária pode ser utilizada em construções destinadas à habitação familiar e também comerciais, inclusive em shopping centers.

A vigência da apólice será da data da assinatura do contrato de compra e venda do imóvel até o momento previsto para a entrega das chaves ao segurado pelo tomador. O contrato também garante o ressarcimento ao segurado pelos prejuízos que tenham sido repassados a ele, como eventuais acréscimos no custo da obra.

Vantagens da garantia imobiliária

O contrato de garantia imobiliária é benéfico para ambas as partes. Para o segurado, possibilita o retorno imediato do investimento feito, visto que fatos futuros e incertos relacionados à construção da obra não impactarão no capital empregado na aquisição. O adquirente não experimentará os transtornos causados pelo atraso na entrega, e isso faz com que seus planos não precisem ser alterados por razões alheias à sua vontade.

Em relação ao tomador, que pode ser o construtor ou incorporador, faz com que seja possível contar com a adesão de um maior número de interessados. Dessa forma, ele gozará de uma situação financeira mais confortável para a realização da construção, o que também ajuda a garantir a entrega nos prazos e formas acordados entre as partes.

Tão importante quanto contar com a garantia imobiliária é escolher uma seguradora que ofereça credibilidade, solidez e a devida especialização. A Multirisco cumpre tais requisitos e pode estar ao seu lado durante esse processo, dada a sua ampla experiência nessa modalidade de seguro.

Agora que você sabe como funciona a garantia imobiliária, aproveite e entre em contato conosco! Nós podemos e queremos ajudá-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.