Entenda agora quais as fases de construção do loteamento Entenda agora quais as fases de construção do loteamento - Blog Multirisco
entendaagoraquaisasfasesdeconstrucaodoloteamento

Entenda agora quais as fases de construção do loteamento

Para que uma grande área de terra seja dividida em lotes, é necessário cumprir com diversas fases de construção do loteamento. Afinal, cada etapa é fundamental para que o local esteja pronto para a construção de edificações.

Sendo assim, é importante conhecer cada uma das fases de adaptação e instalação do terreno a fim de garantir que tudo funcione de forma adequada.

Pensando nisso, nós, da Multirisco, explicamos para você quais são as fases de construção do loteamento e qual é a melhor solução para assegurar a entrega da obra sem dores de cabeça. Confira agora!

As fases de construção do loteamento

Após conseguir a licença que permite o início das obras, é necessário realizar diversas etapas de construção para que um loteamento tenha uma infraestrutura completa e de qualidade. Conheça, agora, cada um dos estágios até a conclusão das obras de um loteamento!

Topografia

A primeira etapa a ser realizada é a topografia. Ou seja, é feita a marcação dos limites da área do loteamento, assim como a delineação exata do terreno. Essa etapa acontece com base no projeto urbanístico previamente aprovado pela prefeitura local.

Terraplanagem

A terraplanagem corresponde à fase de nivelamento de todo o solo, além da remoção de qualquer material do ambiente. Por isso, é uma etapa que contempla escavações e aterros para alcançar a conformidade do terreno.

Drenagem pluvial

Após a topografia e a terraplanagem, a etapa seguinte é a drenagem pluvial. Logo, é o estágio da obra em que são criadas maneiras de escoamento da água da chuva, por meio de sarjetas, bueiros e galerias pluviais.

Água e esgoto

Depois da drenagem pluvial, é a hora de instalar a rede de água e esgoto. Esse estágio corresponde ao encanamento que é realizado lote a lote, separando o sistema de escoamento com tubos e canos.

Pavimentação

A pavimentação é a fase da construção de ruas com asfalto ou peças de concreto, assim como a instalação de meio-fio para a delimitação das ruas. Nesse momento, também é realizada a sinalização viária, com o objetivo de organizar as vias e garantir a segurança dos transeuntes.

Rede elétrica

Por fim, é feita a instalação de postes, cabos, transformadores e luminárias por todo o loteamento, permitindo a entrega de energia aos lotes e a iluminação das vias.

Está claro que são muitas as fases de construção do loteamento. Portanto, é importante se prevenir contra os diversos riscos que podem ocorrer em cada uma das muitas etapas da obra.

O seguro garantia executante construtor loteamento assegura aos órgãos públicos o cumprimento das obras de infraestrutura de um loteamento. Ou seja, é uma forma inteligente e ágil de obter a liberação do alvará de construção.

Além disso, com o seguro garantia, é possível contar com a agilidade na contratação e com a vantagem de não tomar os limites de crédito e nem vincular capital de giro da empresa. Logo, é a solução mais barata e vantajosa para o licenciamento e prevenção de riscos durante a construção.

Agora você já sabe quais são as principais fases de construção do loteamento e como assegurar a sua obra da melhor maneira possível.

Entenda a melhor solução em seguros para a sua empresa. Leia, agora mesmo, o nosso texto sobre seguro garantia loteamentos: conheça esse tipo de seguro e saiba como contratar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.