Você sabe as diferenças entre corretora e seguradora? Venha descobrir! Você sabe as diferenças entre corretora e seguradora? Venha descobrir! - Blog Multirisco
vocesabeasdiferencasentrecorretoraeseguradoravenhadescobrir

Você sabe as diferenças entre corretora e seguradora? Venha descobrir!

Chega um momento da vida em que precisamos proteger o patrimônio que conquistamos. Afinal, o futuro não está sob nosso controle e estamos todos sujeitos a perder nossos bens por conta da ocorrência de problemas imprevisíveis. Quando decidimos contratar um seguro, várias dúvidas surgem em nossa cabeça. Uma delas é: devo entrar em contato com uma corretora ou uma seguradora?

Antes de responder a essa pergunta, trouxemos alguns dados sobre o mercado de seguros em 2020 para mostrar a importância de contratar esse tipo de serviço.

No dia 29 de março de 2021, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou um relatório em que é revelado que os ativos do setor, no ano passado, cresceram 6% em relação a 2019, totalizando um valor de R$ 1,23 trilhão. Isso mostra que o setor continuou em crescimento apesar da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Para saber a diferença entre uma corretora e uma seguradora, continue lendo nosso artigo!

O que é uma corretora?

Uma corretora — que pode ser uma pessoa física ou jurídica — atua como um intermediário entre o cliente, segurado, e a seguradora que oferece os serviços de seguros. A corretora tem uma carteira com diversas empresas de seguros, de modo que ela pode apresentar o melhor serviço, com o melhor preço, de acordo com as necessidades do consumidor.

Além disso, para quem não está familiarizado com o assunto, ela presta consultoria técnica e jurídica, ajudando na elaboração de contratos. Se estiver considerando a contratação de uma corretora, verifique se ela está na lista da Susep para evitar possíveis problemas.

O que é uma seguradora?

A Seguradora é a empresa que vende os planos de seguro. Suas duas funções principais são: em primeiro lugar, investigar os danos aos bens do cliente causadas por sinistros; em segundo, pagar as indenizações estabelecidas na apólice de seguros, caso sejam comprovados os danos ao patrimônio segurado do cliente.

O conselho dado no tópico anterior também vale para este. Ao contratar um plano de uma seguradora, certifique se ela está presente na lista do Susep.

O que devo escolher: uma corretora ou uma seguradora?

Por lei é necessário sempre que for contratar um seguro ter a intermediação de uma corretora. A corretora prestará assistência no sentido de ajudar o cliente a contratar o plano certo, uma vez que lidar com uma apólice de seguros é uma atribuição complexa, com suas cláusulas e condições complicadas. Assim, uma corretora poderá ajudar da seguinte forma:

  • escolher um plano que proteja totalmente o patrimônio;
  • esclarecer os pormenores da cobertura e da franquia;
  • ajudar no preenchimento do cadastro, evitando erros que inviabilize o contrato;
  • orientar na renovação do plano;
  • ajudar no suporte durante a vigência do contrato, atuando junto com a seguradora caso seja necessário.

A Multirisco é uma corretora de seguros que atua no mercado desde 2015. Nós oferecemos os melhores serviços de seguro garantia, que assegura o cumprimento de obrigações contratuais e judiciais dentre outras modalidades.

Se você tem interesse em seguro garantia, entre em contato com a gente. Nós ficaremos satisfeitos em ajudar você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.