Como ganhar uma licitação? 4 dicas que você não pode perder Como ganhar uma licitação? 4 dicas que você não pode perder - Blog Multirisco
comoganharumalicitacao4dicasquevocenaopodeperder

Como ganhar uma licitação? 4 dicas que você não pode perder

A Administração Pública é um cliente que quase todos os negócios gostariam de ter, pois a contratação representa para eles uma excelente oportunidade de melhorar a performance empresarial. A forma de alcançarem esse feito é participando de procedimentos licitatórios, meios pelos quais os contratos administrativos com o Poder Público são firmados. Portanto, é fundamental saber como ganhar uma licitação.

Quer descobrir o que você pode fazer para tornar a sua empresa mais competitiva, ou seja, com mais chances de vencer esse tipo de disputa? Continue a sua leitura e veja as dicas que separamos!

1. Conheça todas as etapas de uma licitação

Antes mesmo de ser lançado o edital de uma licitação, que contém as regras que serão aplicadas ao procedimento, é feita a reserva dos créditos orçamentários e autorizada a contratação. Isso tudo é tornado público na imprensa oficial, que são os diários oficiais da União, dos estados e dos municípios.

Você deve acompanhar essas publicações para se inteirar das próximas oportunidades. Da mesma forma, é importante saber o que acontecerá após o lançamento do edital, como participar e quais serão as fases da licitação até a homologação e a adjudicação, que são, respectivamente, o encerramento e a entrega do objeto do contrato ao vencedor.

2. Reúna toda a documentação exigida

O procedimento licitatório é um tanto quanto burocrático, como é esperado, pois é o dinheiro do contribuinte que vai financiar a contratação. A burocracia também serve para existir um controle sobre cada uma das fases e para que as decisões não sejam concentradas nas mãos de uma única pessoa, o que poderia levar a arbitrariedades.

Sua empresa terá cumprido com a sua parte ao levantar toda a documentação exigida pelo edital, como aqueles relativos à constituição da empresa, bem como comprovantes de capacidade econômica e técnica. Outro documento que deve ser providenciado é a certidão de “nada consta” com a dívida ativa.

3. Envie uma proposta objetiva

Se a sua empresa estiver apta e habilitada a figurar entre as participantes da licitação, você fará uma proposta que será julgada pela comissão de licitação. Assim como esse julgamento será feito com objetividade, sem considerar aspectos pessoais ou criar favoritismos, sua proposta também deve ser objetiva e atender ao interesse do contratante.

Para isso, você deve ponderar bastante sobre a sua margem de lucro, a execução do contrato e alguns riscos, como eventuais atrasos no pagamento. Dessa forma, elabore uma proposta que seja lucrativa para a sua empresa e atraente para o contratante, pois o procedimento serve para encontrar aquela mais vantajosa para o Poder Público.

4. Tenha uma boa assessoria jurídica

Um desafio como ganhar uma licitação fica menos complexo com o suporte de bons profissionais. Talvez a sua empresa não disponha de um grande departamento jurídico especializado em licitações, mas é possível conseguir isso por meio de outras empresas. Esse apoio é importante para que você não veja seus esforços serem desfeitos por detalhes.

Um exemplo é quando a licitação exige uma garantia e, por inexperiência, sua empresa não consegue prestá-la por estar com pouco crédito na praça. Ao trabalhar com quem entende do assunto, você poderá contratar uma apólice de seguro que sirva para essa finalidade, com baixo custo e sem comprometer ainda mais o seu crédito.

Ser parte de um contrato com a Administração Pública exige conhecimento e um bom planejamento, mas oferece inúmeras vantagens e oportunidades que, se você souber como ganhar uma licitação, significarão uma nova fase para a sua empresa.

Gostou das nossas dicas? Conheça agora as novidades que estarão presentes na nova lei geral das licitações públicas! Boa leitura.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.