Cenário econômico do Brasil na pandemia: como combater os desafios? Cenário econômico do Brasil na pandemia: como combater os desafios? - Blog Multirisco
cenarioeconomicodobrasilnapandemiacomocombaterosdesafios

Cenário econômico do Brasil na pandemia: como combater os desafios?

A pandemia transformou nossas vidas de uma hora para outra. Isso não foi diferente para as empresas. Para não fecharem as portas, muitas adotaram o trabalho remoto, suspenderam contratos ou realizaram demissões. Em pouco tempo, o desemprego, a queda do PIB, a alta da inflação e o risco fiscal se tornaram características do cenário econômico do Brasil.

Com a chegada de um novo ano veio a expectativa para a retomada da economia. Contudo, o descontrole da inflação, o aumento da taxa de juros e a demora da vacinação mostram que a retomada será mais lenta do que era esperado no início de 2021.

O que fazer para manter uma empresa nesse cenário tão incerto? Continue conosco para entender quais desafios a pandemia trouxe para o mundo corporativo e como superá-los!

Quais são os principais desafios das empresas na pandemia?

Gerenciar um negócio é uma tarefa muito desafiadora, concorda? Sobretudo, em um período com recessão no mercado, expectativa de retomada da economia lenta e quando a palavra de ordem é incerteza. Além de trazer desafios externos, a pandemia intensificou os internos, a começar pela necessidade de investimentos contínuos em tecnologia.

Para alguns segmentos isso já era uma prática comum, mas outros precisaram se reinventar para continuar funcionando. Outro ponto importante é a questão da competitividade com empresas estrangeiras, de países que já começaram a se recuperar da pandemia.

Manter o fluxo de caixa, controlar e diminuir os custos talvez sejam os desafios mais complexos de superar. Afinal, eles já fazem parte do cotidiano de organizações de todos os segmentos, e, em momentos de crise, podem acabar em desequilíbrio.

Quais medidas tomar para superá-los?

Investir em tecnologias significa analisar as necessidades reais da empresa para encontrar as soluções tecnológicas ideais para o seu desenvolvimento. Quanto à competitividade com instituições do exterior, a melhor estratégia é verificar a possibilidade de parcerias ou a necessidade de uma linha de crédito para impulsionar a produção.

É imprescindível saber, com toda certeza, o total de entradas, saídas, saldo operacional e saldo final do caixa, a fim de manter o fluxo. Para isso, você pode elaborar planilhas de acompanhamento e lançar os dados periodicamente.

Para controlar e diminuir os custos, a alternativa mais comum é realizar o corte de despesas que não são necessárias no momento e focar a produção no que é mais vantajoso. Por exemplo, se você tem um restaurante e não pode operar com a capacidade máxima, uma alternativa é colocar colaboradores para gerenciar os pedidos por aplicativo.

No atual cenário econômico do Brasil, o que mais desejamos para a organização é que ela possa atravessar a crise, certo? Por isso, além de uma boa gestão, vale a pena ter o seguro garantia judicial. Com ele, não corremos o risco de perder capital e bens da empresa, caso ela enfrente algum processo.

Quais são as vantagens do seguro na pandemia?

Uma grande vantagem que podemos destacar é que o seguro garantia judicial auxilia o financeiro da empresa, ou seja, o dinheiro que ficaria retido pode ser investido em outros setores. Assim, o negócio pode continuar funcionando sem grandes danos.

Outros benefícios do seguro são:

  • custo-benefício;
  • o não comprometimento do limite de crédito perante os bancos;
  • ser aceito pelo Judiciário.

A crise econômica causada pela pandemia impactou diretamente as empresas, não apenas na forma de realizar suas atividades, como também no seu futuro. Não há dúvidas de que trouxe mais desafios e complicou os que já existiam. Mas nada que seja intransponível, já que podemos conseguir alguma tranquilidade mesmo nesse cenário econômico do Brasil.

Gostou do post? Então, não perca tempo e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas e empresas tenham acesso ao conteúdo e possam melhorar o seu negócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.