Carta fiança ou seguro garantia? Descubra como escolher! Carta fiança ou seguro garantia? Descubra como escolher! - Blog Multirisco
cartafiancaousegurogarantiadescubracomoescolher

Carta fiança ou seguro garantia? Descubra como escolher!

Participar de negociações contratuais e licitações requer um alto grau de comprometimento para cumprir com todas as obrigações. Sendo assim, é importante contar com instrumentos eficazes quando o assunto é garantir a segurança das transações a serem firmadas. Entre os mais utilizados, estão a carta fiança e o seguro garantia.

Apesar da importância desses recursos, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento de cada um e as diferenças entre eles. Pensando nisso, fizemos este conteúdo para esclarecer as principais dúvidas. Confira!

O que é a carta fiança?

A carta fiança é um tipo de garantia oferecido por uma instituição bancária, que tem a função de ser fiadora em um acordo estabelecido entre o afiançado (que contrata a garantia) e seu credor (a quem se deve o valor).

Nesse caso, o banco emite a carta para o credor/beneficiário e assegura que ele receba a indenização monetária se houver descumprimento do trato firmado, com o intuito de dar continuidade às cláusulas previstas inicialmente.

O que é o seguro garantia?

O seguro garantia é realizado por meio de uma seguradora. Nesse caso, a apólice do seguro tem o intuito de garantir o cumprimento da obrigação que uma empresa contratada venha a realizar com parceiros privados ou públicos que exigem a apresentação de uma garantia ao fecharem um contrato.

Caso ocorra o descumprimento contratual, a seguradora poderá dar continuidade às responsabilidades assumidas pela contratada ou indenizar a contratante pelos prejuízos causados.

Quais as principais diferenças entre carta fiança e seguro garantia?

A carta fiança e o seguro garantia se diferenciam em vários pontos. Veja a seguir os principais!

Utilização do limite de crédito

Na carta fiança, uma parcela do limite de crédito da empresa junto à instituição bancária fica comprometida, o que pode impactar durante a contratação de empréstimo. Já no seguro garantia, pelo fato de ser contratado por meio de seguradoras, não ocorre esse comprometimento do limite de crédito.

Cobertura

No seguro garantia, as apólices definem sobre a cobertura básica determinada pelo órgão regulador, que é a Superintendência de Seguros Privados (Susep), permitindo coberturas adicionais. Já a carta fiança não admite essa autonomia para inserir coberturas adicionais, tendo em vista suas cláusulas seguirem um modelo padrão e não modificáveis.

Prazo para aquisição

A carta fiança é expedida pelo banco em torno de uma a duas semanas, enquanto o seguro garantia é concedido em poucos dias ou até imediatamente. Basta encaminhar a documentação necessária.

Prazo de vigência

O prazo de vigência do seguro garantia, quando vinculado ao contrato, é o mesmo definido no documento e, normalmente, segue a duração da responsabilidade. Na carta fiança, por sua vez, o prazo costuma ser de um ano e não pode ser prorrogado.

Agilidade no acionamento

O seguro garantia permite um acionamento rápido e fácil. Em caso de sinistro, há um prazo de até 30 dias para que a obrigação prevista em apólice seja cumprida. Já a carta fiança tem um processo mais burocrático, pela necessidade de ir ao banco e depois esperar a cobrança por parte do credor para a liberação da fiança, o que pode gerar um atraso no serviço.

Como você pôde perceber, os dois documentos são bastante relevantes quando o assunto é oferecer uma garantia em relação ao cumprimento das obrigações contratuais. No entanto, o seguro garantia pode ser uma alternativa bem interessante se comparada à carta fiança. Isso porque proporciona vantagens como facilidade e rapidez na contratação, flexibilidade, vigência e manutenção do limite de crédito.

Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite sua visita para entender como funciona a apólice de seguro garantia!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.