O que fazer para melhorar a estrutura de capital da empresa? O que fazer para melhorar a estrutura de capital da empresa? - Blog Multirisco
oquefazerparamelhoraraestruturadecapitaldaempresa

O que fazer para melhorar a estrutura de capital da empresa?

É fundamental que boas decisões sejam tomadas quando o assunto é a estrutura de capital da empresa, tendo em vista sua importância nas variações e incertezas que envolvem o mercado todos os dias.

Isso porque trata-se da forma como a organização financia suas operações, utilizando diferentes fontes de recursos, como o capital de terceiros, que caracteriza as dívidas e financiamentos do negócio; e o capital próprio, que é visto como parte dos recursos que pertencem aos sócios ou acionistas.

Quer saber como manter uma boa estrutura de capital? Então, continue a leitura!

Realize um bom planejamento financeiro

Um planejamento financeiro eficaz viabiliza uma visão mais ampla a respeito das operações do negócio, garantindo que as tomadas de decisões sejam as mais corretas possíveis.

Nesse caso, o ideal é contar com um profissional especializado para executar essa função, orientar a respeito dos melhores rumos a seguir e realizar uma melhor projeção dos resultados a serem esperados.

Controle o fluxo de caixa

Manter o fluxo de caixa bem gerenciado é indispensável para manter o capital da empresa saudável, já que ele se refere às entradas e saídas de dinheiro da organização. A falta de controle desse valores pode levar o negócio ao endividamento.

Nesse caso, o ideal é contar com um bom software de gestão para realizar o registro de todos os dados relevantes para esse controle, além de manter todos os documentos devidamente arquivados.

Acompanhe os indicadores financeiros

Outra questão importante é acompanhar os principais indicadores financeiros da empresa, por exemplo, Retorno sobre Investimento, lucratividade, margem de contribuição, nível de endividamento e demais, tendo em vista que por meio deles é possível ter uma melhor compreensão da realidade das finanças do negócio.

Contrate um seguro garantia judicial

O seguro garantia judicial tem sido bastante usado como um instrumento para melhorar a estrutura de capital da organização.

Existem vários fatores que podem influenciar na estrutura, como as movimentações feitas com o pagamento de créditos originários de ações judiciais em que, em muitos casos, é preciso assegurar uma quantia determinada antes da conclusão do processo.

Então, quando essa garantia é requerida, a empresa precisa levantar o montante em forma de dinheiro e bens. Nessa hora, entra o seguro garantia judicial.

Afinal, por meio desse seguro não é preciso fazer operações no caixa da empresa, sendo necessário somente apresentar uma apólice do seguro, no valor exigido pela justiça, evitando o comprometimento do capital da empresa e desfalque orçamentário.

Existem boas estratégias que devem ser implementadas para manter a estrutura de capital da empresa e administrar os recursos de forma adequada e capaz de fazer com que os recursos permaneçam saudáveis.

Caso contrário, impactos negativos podem recair sobre os resultados, como investimentos que não geram os retornos esperados, inviabilização de projetos, entre outros aspectos que vão influenciar diretamente na redução do valor do negócio.

Conseguiu esclarecer as suas dúvidas a respeito do conteúdo? Então, aproveite a sua visita no blog para curtir a nossa página no Facebook e, dessa forma, ficar por dentro de publicações com informações atualizadas sobre outros temas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.