Você sabe a função do BPO financeiro na empresa? Descubra aqui! Você sabe a função do BPO financeiro na empresa? Descubra aqui!
vocesabeafuncaodobpofinanceironaempresadescubraaqui

Você sabe a função do BPO financeiro na empresa? Descubra aqui!

Muitos profissionais adentram o universo do empreendedorismo por uma mistura de acaso com necessidade. É o exemplo de médicos, advogados e dentistas, sendo que nem sempre a graduação oferece formação que abarque as particularidades da gestão de um escritório ou clínica. Nesse caso, o ideal é ampliar suas habilidades ou fazer uso do BPO financeiro.

Terceirizar a gestão financeira é uma decisão que merece muita ponderação, afinal, parte do sucesso da sua empresa terá a influência de uma outra empresa parceira. Primeiramente, é necessário abandonar a ideia de que a terceirização deve ser empregada em funções menos relevantes e que não exijam comprometimento, e há muitas vantagens financeiras e operacionais.

Quer entender melhor o que é BPO financeiro? Continue sua leitura e saiba quais são as principais questões relacionadas a esta figura. Confira!

O que é BPO?

A expressão Business Process Outsourcing significa, em tradução livre, a terceirização de processos do negócio. Essa técnica é conhecida pela maioria das pessoas, e tem sido cada vez mais empregada também por alterações legislativas que conferiram maior segurança jurídica ao instituto.

A terceirização é bastante utilizada em nosso país, e destina-se a atividades distintas daquela que constitui o fim da empresa contratante. Por exemplo, um escritório de advocacia deve ocupar-se de defender os interesses de seus clientes, no que a limpeza da firma pode ficar a cargo de pessoas que não componham o quadro de funcionários, sócios ou associados.

Essa característica promoveu a sofisticação de empresas que alocam recursos humanos em empresas contratantes, para que funções que demandem maior qualificação também sejam contempladas pela terceirização, a exemplo do processo de gestão financeira. Dessa forma, tanto pequenos quanto grandes negócios podem se dedicar integralmente à captação de clientes e atividade-fim da empresa.

E o controle do fluxo de caixa?

Uma das maiores preocupações de quem empreende é com o fluxo de caixa, responsável por cobrir os custos do negócio, além de despesas extraordinárias que possam surgir. Elemento central na gestão de qualquer empresa, merece atenção, e o BPO pode servir para conferir eficiência a diversos procedimentos relacionados.

Um deles é a gestão de contas a receber e a pagar. Nesse caso, a terceirização cuida da organização e agendamento de pagamentos, sendo que a autorização do contratante será consultada previamente. Em relação às contas a receber, trata do lançamento desses créditos e da emissão de boletos e notas fiscais.

Quando essa tarefa é feita sem a devida atenção e cuidado, diversos itens podem se perder pelo caminho, o que pode comprometer a saúde financeira do negócio tanto pela perda de faturamento quanto por restrições de crédito. No caso da inscrição do nome da empresa em dívida ativa, ela não poderá participar de procedimentos licitatórios, que é a contratação pela Administração Pública para a prestação de serviços ou compra de bens.

Um verdadeiro empreendedor não despreza boas oportunidades de negócio, e deixar de aproveitá-las por falhas na gestão financeira é algo bastante indesejável.

É possível reduzir custos com o BPO financeiro?

Sem dúvidas, visto que dispensa a necessidade de se criar um departamento financeiro dentro da própria empresa, o que exigiria investimentos para um bom recrutamento e contratação de profissionais qualificados. Por meio da terceirização, a equipe é mantida enxuta, e a folha de pagamento passa a comprometer uma porção menor do faturamento da empresa.

Essa redução nos custos é possível em razão da escala e número de profissionais disponíveis em empresas terceirizadas, que fazem o mesmo tipo de serviço para um alto número de clientes. O ganho em eficiência vai além, visto que períodos de férias não impactam na prestação do serviço, que é dimensionado para o número de clientes independente de qualquer circunstância.

A economia com a folha de pagamentos é justamente um dos principais atrativos da terceirização, pois as atividades secundárias continuam a ser prestadas com eficiência pela equipe da empresa terceirizada, enquanto a atividade-fim é desenvolvida com total comprometimento e foco pelos funcionários do negócio.

Quais os efeitos sobre a segurança do negócio?

O BPO trabalha sobre aquela que é justamente a maior lacuna de conhecimento para quem empreende sendo de uma área de formação alheia à administração de empresas. Via de regra, já é comum a contratação de escritório de contabilidade para determinadas diligências, e a terceirização serviria para cuidar de todas as questões relacionadas às finanças do negócio.

Toda empresa precisa de uma gestão eficiente sobre seus documentos, e ter uma equipe responsável por auditar e arquivar esses equipamentos de forma organizada é uma vantagem, pois pode demonstrar que a empresa está em conformidade com todas as leis e obrigações que assume.

Como é desempenhado o serviço?

A base deve ser a transparência e confiança, já a metodologia pode seguir diferentes padrões, que melhor se encaixem ao perfil da empresa. Isso permite que o custo da contratação também esteja de acordo com o porte e capacidade financeira do negócio.

É possível que a prestação se dê em dias específicos, previamente combinados, ou que a frequência seja semanal ou então mensal. Tudo pode ser acertado diretamente entre contratante e contratado, como mencionado, de acordo com as necessidades do contratante.

O serviço pode ser prestado diretamente na sede da empresa contratante, ou remotamente por meio de mecanismos de integração entre as partes, nas atividades que permitirem esse tipo de prestação.

Os custos operacionais da empresa contratada são arcados por ela própria, e muitas fazem investimentos consistentes em qualificação e também em tecnologia. Essa última, por sua vez, pode representar outro diferencial para a gestão financeira. Muitos softwares otimizam a atuação desses departamentos, mas há um custo envolvido para o licenciamento, que no caso é pago pela empresa contratada.

A terceirização é uma tendência irreversível, e representa um setor que se profissionaliza cada vez mais para atender a diversas necessidades, enquanto as empresas contratantes se ocupam de sua atividade-fim com foco total. Para que suas parcerias sejam bem-sucedidas, não basta contar com a sorte, pois as relações comerciais estão sujeitas a diversas variáveis intangíveis.

Mas existem produtos financeiros que podem blindar as contratações da sua empresa e garantir segurança para a aplicação dos seus recursos, a exemplo do seguro garantia contratual.

Agora que você sabe o que é o BPO financeiro, aproveite para entrar em contato conosco! Nós estamos prontos para ajudá-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.