Saiba como aumentar o faturamento da empresa - Blog Multirisco Saiba como aumentar o faturamento da empresa - Blog Multirisco
saibacomoaumentarofaturamentodaempresa

Saiba como aumentar o faturamento da empresa

Em tempos de economia lenta e mercado saturado, muitos ficam sem saber como aumentar o faturamento da empresa. Porém, com algumas mudanças, é possível garantir a rentabilidade do negócio mesmo nessas circunstâncias.

Para facilitar sua vida, explicaremos quais são as melhores soluções para ajudar a aumentar o faturamento da empresa e mostrar como implementá-las no negócio! Confira a seguir.

O faturamento no contexto empresarial

Primeiramente, é preciso esclarecer que os conceitos de faturamento e lucro são bastante distintos. O faturamento consiste no valor total arrecadado pela empresa por meio das vendas em um período determinado e sem qualquer desconto relativo às despesas.

Por outro lado, o lucro corresponde à diferença entre o montante bruto arrecadado em um intervalo de tempo e os gastos que a empresa teve. Essas despesas incluem todos os custos do negócio, tais como a remuneração de funcionários, aluguéis, contas de água e luz, materiais, entre outros.

Deste modo, trabalharemos com métodos para aumentar o faturamento total da empresa, ou seja, a renda bruta do negócio em um intervalo x de tempo.

Por que é tão importante investir em medidas que facilitem o aumento no faturamento?

Esclarecido o conceito de faturamento, é essencial compreender qual é a importância de se investir em soluções que permitam aumentá-lo. Ou seja, para além de conquistar novos clientes, o empresário deve estar disposto a adotar outras práticas visando o aumento das rendas.

Isso é sempre indispensável e qualquer negócio de sucesso se dispõe a isso, porque muitas vezes o mercado já está saturado e o angariamento de novos clientes não é uma opção.

Nesse contexto, a única saída é a redução de custos e o desenvolvimento de um trabalho de excelência com os clientes que a empresa já tem. Só assim é possível garantir um crescimento do faturamento contínuo e sólido. Portanto, existem outras medidas que podem influenciar no crescimento do faturamento.

Quer conhecer as melhores formas de aumentar a renda do negócio? Veja nossas dicas a seguir!

Como aumentar os faturamentos em sua empresa?

Reduzir custos desnecessários

Como já mencionado anteriormente, um passo fundamental para fazer crescer o faturamento da empresa é cortar gastos supérfluos e desnecessários.

Além de vender mais, é preciso otimizar todas as despesas do negócio de maneira planejada para que não haja comprometimento na qualidade do produto ou serviço oferecido no mercado.

Para isso, o responsável deve analisar todos os gastos da empresa, passando pelos custos de materiais, contas de água, luz, aluguel, entre outros. Tudo o que for desnecessário deve ser retirado ou modificado para opções mais em conta.

Uma boa ideia é fazer campanhas internas de conscientização para que colaboradores reduzam o gasto de luz e energia, por exemplo. O mesmo vale para materiais que sejam utilizados de maneira abusiva, como ferramentas de escritório, papel, entre outros.

Dessa forma, é possível obter rendas maiores sem precisar fazer qualquer investimento na empresa.

Outra maneira de cortar despesas é por meio de uma reavaliação dos contratos com fornecedores do negócio. Vale a pena tentar renegociar as condições de pagamento compactuadas, preços, e até buscar outros fornecedores no mercado que operem com valores mais baixos.

Terceirizar serviços que não estejam dentro do seu core business

Toda empresa depende da realização de inúmeros trabalhos que permitem viabilizar o bom funcionamento do negócio. Nem sempre essas atividades estão diretamente relacionadas com o cumprimento do objetivo e área de atuação da atividade exercida.

É o caso de tarefas como limpeza, propaganda, marketing, manutenção de equipamentos, trabalhos no setor de tecnologia da informação, contabilidade, entre outros.

O custo de se contratar colaboradores diretamente para realizar esses tipos de tarefas pode ser bastante alto, uma vez que engloba não apenas os salários, mas também outros encargos e benefícios variáveis como comissões, prêmios, bonificações, promoções, planos de saúde, vale-transporte e alimentação.

Nesse cenário, terceirizar os serviços que não forem essenciais ao core business do negócio pode ser uma solução eficiente para reduzir gastos excessivos e garantir o aumento do faturamento. Assim, a empresa apenas contratará colaboradores diretamente para desempenharem funções essenciais do negócio, o que permite reduzir custos operacionais.

Identificar oportunidades de novas vendas para clientes atuais

Quem conhece as necessidades dos clientes sabe quais são os serviços e produtos que eles adquirem e utilizam. Portanto, esse tipo de informação é fundamental para empresas que buscam expandir seus negócios, dinamizar os serviços prestados e aumentar as vendas realizadas para tais clientes.

Portanto, é preciso empenhar mais trabalho para conhecer bem os clientes da empresa por meio de um relacionamento próximo que permita identificar novas oportunidades de negócio. Assim, é possível aumentar o faturamento sem a necessidade de qualquer investimento ou gasto extra.

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é até sete vezes maior do que aquele relacionado à retenção dos atuais. Por isso, é melhor optar por mecanismos de manutenção e fidelização daqueles que já fazem negócios com a empresa.

Além disso, clientes que têm maior contato com a empresa acabam desenvolvendo um grau elevado de confiança no trabalho por ela realizado, e assim tendem a adquirir novas mercadorias e serviços, se souberem que estes podem ser obtidos de uma mesma fonte.

Portanto, muito vale a pena se dedicar a conhecer melhor os clientes do negócio e suas principais necessidades. Afinal, a partir da fidelização, eles estarão muito mais propensos a adquirir novos serviços e mercadorias da empresa que já conhecem.

Oferecer treinamentos e processos para os colaboradores do negócio

Os resultados da empresa estão diretamente relacionados à qualificação da equipe. Melhores profissionais são capazes de desempenhar o trabalho com maior eficiência, celeridade e qualidade, e assim, produzir mais, de uma maneira aprimorada.

Por isso, é essencial que a empresa ofereça treinamentos e qualificações aos seus colaboradores de maneira incisiva e constante. Investir na educação e conhecimento por parte dos profissionais pode gerar rendimentos muito superiores aos custos de investimento.

É possível, inclusive, adotar essa prática sem precisar despender muito com isso, utilizando-se da própria equipe do negócio. Isso pode ser realizado por meio de dinâmicas interdisciplinares com profissionais de áreas diferentes, que sempre terão o que ensinar e aprender uns com os outros.

Agora você já sabe como aumentar o faturamento da empresa sem necessidade de gastos elevados com a captação de novos clientes.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe nas suas redes sociais e comece a implementá-las desde já. Logo você verá os resultados!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.