Entenda agora mesmo o que é apólice de seguro! - Blog Multirisco Entenda agora mesmo o que é apólice de seguro! - Blog Multirisco
entendaagoramesmooqueeapolicedeseguro

Entenda agora mesmo o que é apólice de seguro!

Aumentar o patrimônio próprio ou familiar é sempre um anseio de quem trabalha, e isso geralmente é feito por meio de investimentos em bens ou no mercado financeiro. Mas tão importante quanto a ampliação, é a sua proteção, e quem busca formas de blindagem patrimonial precisa entender o que é apólice de seguro.

Com o público cada vez mais interessado em conhecer os produtos das seguradoras, cresce também a necessidade de se informar sobre como funciona uma apólice, que é o documento aonde estarão elencados os termos da contratação.

Para saber mais, continue a sua leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o que é apólice de seguro. Confira!

O que é apólice de seguro

A vida é repleta de riscos futuros e incertos, capazes de acometer desde os bens materiais à própria saúde e vida. A primeira coisa a se ter em mente é que coisas ruins não acontecem apenas com os outros e, a partir daí, deve-se tentar amenizar os danos causados por eventos que, embora indesejáveis, possam ser considerados de alguma forma previsíveis.

A apólice é o contrato entre seguradora e segurado, no qual constará os termos e condições, e nisso estão incluídas as coberturas que ela abrange. Caso aconteça algum outro evento que provoque danos ao bem segurado, diverso daqueles que constam da apólice, não estará protegido por esta. Isso quer significar que todos os riscos devem ser ponderados, para que a cobertura não seja insuficiente para a sua finalidade, qual seja, blindar o patrimônio do segurado.

Outras convenções relevantes presentes na apólice

Por ser um instrumento contratual, outros pontos da relação entre seguradora e segurado também estarão presentes na apólice, como a responsabilidade de cada parte, os valores e condições de pagamento por parte do segurado, e o modo como os beneficiários receberão o valor correspondente caso ocorra algum sinistro.

É a apólice que garante ao segurado o direito aos benefícios contratados, da mesma forma que garante o recebimento dos valores acordados à seguradora.

A emissão é feita no prazo de 15 dias, e durante o período de avaliação pela seguradora, o contratante estará segurado mesmo que sem a apólice em mãos. Por outro lado, caso a seguradora se negue a emitir a apólice durante esse período, o cliente estará fora da cobertura. Tal recusa geralmente se dá quando é verificado algum risco latente, como uma doença grave já diagnosticada, e esse agravamento do risco torna o contrato desvantajoso para a seguradora.

Principais tipos de apólices

Apólice multirrisco

É o documento que cria coberturas de ramos diferentes de seguros. Isso é, garante proteção a mais de uma modalidade de risco. Pode abarcar prejuízos ao segurado e aos seus bens, por exemplo.

Apólice de riscos nomeados

Nesse tipo de apólice, a cobertura incide sobre aquilo que é explícito no contrato. A cobertura e cotação se dá de maneira individualizada, e o cliente tem a prerrogativa de escolher quais riscos serão cobertos pela apólice. É o tipo mais comum!

Apólice contra danos a terceiros

A cobertura incidirá sobre danos causados pelo segurado a pessoas que não constem da apólice, não identificadas em suas cláusulas. Caso o segurado cometa algum delito ou gere danos corporais ou ao patrimônio de terceiros, será reembolsado pelas indenizações a que for condenado a pagar.

A vida é por si só imprevisível, e isso já é motivo mais que suficiente para a emissão de uma apólice. O trabalho árduo para se conquistar um patrimônio relevante, bem como a natural preocupação com seus familiares também deve preponderar na sua decisão.

Agora que você sabe o que é apólice de seguro, aproveite para descobrir como funciona o seguro de contrato!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.